Home > Notícias

Pequenas empresas sofrem mais com segurança

Pequenas e médias enfrentam cada vez mais problemas por conta da falta de um departamento específico de TI

IDG Now!

31/10/2005 às 14h43

Foto:

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (31/10) pela Trend Micro revela que as pequenas e médias empresas enfrentam cada vez mais problemas de segurança por conta da falta de um departamento específico de TI. 

Em média, 46% dos entrevistados de organizações de pequeno e médio porte dos Estados Unidos se depararam com a praga ao menos uma vez durante os três meses em que o estudo foi realizado (julho, agosto e setembro).

Nos outros países pesquisados pela Trend, a Alemanha e o Japão, a principal preocupação fica por conta do spam e seus riscos relacionados. Para 47% dos alemães, as propagandas indesejadas têm aumentado em número nos últimos três meses, enquanto três em cada quatro japoneses notaram que os filtros anti-spam não eram suficientes para a sua proteção.

Do total de 1.200 entrevistados em todo o mundo, 57% afirmaram ainda que os e-mails de propaganda indesejada foram utilizados para lançar ataques de phishing scam, fraude virtual em que a vítima é induzida a revelar dados pessoais e financeiros em uma página da web maliciosa.

A Trend afirma também que, nesses três países, menos da metade das pequenas e médias empresas possuíam algum departamento especializado de TI. Das que possuíam - 38% nos EUA, 30% no Japão e 44% na Alemanha - todas haviam contatado o departamento pelo menos uma vez nos últimos três meses em razão de problemas de segurança.

Para participar da pesquisa, foram consideradas empresas de médio porte nos EUA e Alemanha aquelas que tinham até 500 funcionários, enquanto no Japão esse limite foi de 250.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail