Home > Dicas

Como comprar um notebook: Dicas para comprar um notebook

03/11/2005 às 19h22

Foto:

Você está preparado para comprar um notebook? Leias as recomendações de PC WORLD sobre especificações que satisfazem as necessidades de usuários medianos.

•    Processador Pentium M de 1,5 GHz. Para trabalho cotidiano – texto, planilha, e-mail – você não precisa do processador Pentium mais novo e mais veloz (leia-se mais caro). Felizmente, com o Pentium M você obtém desempenho uniforme e maior duração de bateria . (Compare preços dos modelos com este Pentium M de 1,5 GHz)

•    512 MB de memória ou mais. Qualquer coisa abaixo disso provavelmente vai retardar seu trabalho, principalmente no Windows XP. (Compare preços dos notebooks com 512 MB de RAM)

•    Baterias de íons de lítio. Em geral, elas duram mais com uma carga do que as baterias de hidreto de níquel metálico e não precisam ser substituídas com tanta freqüência. Se você quiser ficar mais tempo longe de uma tomada, compre um notebook com uma baia modular capaz de acomodar uma bateria complementar ou, na hora da compra, troque a bateria normal por uma estendida (fisicamente maior, com mais células de energia).

•    Tela de 14,1 polegadas. Uma tela acima de 12,1 polegadas ajuda a reduzir o cansaço visual. Se você não estiver contando os trocados, quanto maior, melhor. (Compare notebooks com tela de 14,1 polegadas)

•    Disco rígido de 40 GB. Se você não gera arquivos de música ou bancos de dados de muitos megabytes ou instala mais de um pacote de escritório, um unidade de 40 GB basta.

•    Dispositivo apontador do tipo touchpad. Dispositivo apontador é essencialmente uma questão de gosto. Entretanto, a maioria das pessoas acha o touchpad mais fácil de usar do que o pointing stick. Para quem não consegue se decidir entre um e outro, alguns notebooks oferecem ambos. Se você comprar um destes, certifique-se de que forneça dois conjuntos de botões de mouse – um para o touchpad e outro para o pointing stick – para que você não tenha de se esticar para alcançá-lo. Fora isso, várias empresas oferecem mouses menores especialmente projetados para uso com notebooks, alguns com tecnologia de comunicação sem fio e até Bluetooth.

•    Múltiplas portas USB. Muitos notebooks agora vêm com duas ou mais portas USB 2.0, úteis para conectar um número maior de periféricos avançados.

•    Desenho tudo-em-um. Se você não precisa de um notebook leve, escolha um com baias internas para unidades de disco óptico. Esse design dispensa a troca demorada de dispositivos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail