Home > Notícias

Sony desmascara software oculto em CDs

IDG Now!

04/11/2005 às 17h22

Foto:

Três dias e muita reclamação depois, a Sony reconheceu ter ido muito longe ao instalar sorrateiramente um software de proteção contra cópias ilegais em seus CDs de música, sem a autorização ou o conhecimento do consumidor.

No site da gravadora já é possível encontrar um software que desmascara a existência do programa oculto, chamado XPC, utilizado para evitar que usuários façam mais de três cópias para cada CD original.

Desde a descoberta da prática, no dia 31/10, a Sony recebeu críticas de especialistas em segurança e organizações que defendem a privacidade dos internautas, já que o programa utilizava técnicas de rootkit para se infiltrar no sistema - a mesma empregada por alguns vírus e programas espiões.

Segundo a Sony, a atualização disponível vem para "aliviar qualquer preocupação que os usuários venham a ter sobre potenciais problemas de segurança relacionados ao programa", escreveu a companhia em um comunicado.

Ao instalar o patch, entretanto, não será possível desinstalar o XPC, mas sim torná-lo visível aos programas antivírus e ferramentas de sistema do Windows.

O XPC já acompanha alguns CDs da Sony desde o começo de 2005, mas a companhia se recusa a comentar quais álbuns continham a proteção.

O programa de proteção é licenciado da First 4 Internet e, segundo o especialista Mark Russinovich, pode ajudar hackers a esconderem os seus códigos maliciosos e criar um problema para os softwares antivírus, que não conseguiriam mais detectá-los.

A First 4, por sua vez, afirma que essas preocupações são desnecessárias.

Russinovich e a empresa de segurança F-Secure pensam diferente.

"Esse é um caso claro em que a Sony foi muito longe com seu mecanismo de proteção contra cópias", disse o especialista.

Já a F-Secure divulgou em seu blog que "as gravadoras deveriam parar de brincar com rootkits ou outras técnicas ?Black Hat? [maliciosas] enquanto elas ainda não tiverem causado grandes problemas de segurança aos seus consumidores".

Robert McMillan - IDG News Service, Reino Unido

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail