Home > Notícias

Nokia aposta pesado em celulares multimídia

Ralphe Manzoni Jr., de Barcelona*

04/11/2005 às 17h07

Foto:

A Nokia fez uma aposta de peso na convergência e em celulares com recursos multimídias, durante o Nokia Mobily Conference, em Barcelona, na Espanha.

A empresa finlandesa mostrou sete novos modelos de telefones inteligentes (chamados também de smartphones) da linha S60 e NSeries, que estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2006.

As fichas da Nokia nos novos modelos deve-se a uma análise simples da evolução do mercado de celulares, que este ano deve crescer 20%, alcançando a marca de 780 milhões de unidades vendidas.

Em 2006, o mercado de aparelhos convergentes, como os smartphones, vai dobrar, atingindo cerca de 100 milhões de unidades.

A partir de 2009, a Nokia estima que 74% de suas vendas serão de celulares que tenham ao menos a câmera digital integrada.

'Uma nova era está começando', afirmou o chairman e CEO da Nokia , Jorma Ollila, durante a abertura do evento.

A visão da Nokia é que os celulares vão se transformar em uma central portátil de entretenimento e de negócios, substituindo uma série de outros aparelhos, caros e pesados, por um único, leve e com custo menor do que os outros somados.

Pelo celular, poderá se mandar e-mail ou se comunicar por meio de software de mensagens instantâneas, assistir vídeos sob demanda e TV, ouvir músicas, jogar games e compartilhar fotos.

'Não estamos falando mais de celulares, mas da nova indústria da era digital', declarou Anssi Vanjoki, vice-presidente e gerente-geral da divisão multimídia da Nokia.

Os novos celulares apresentados pela Nokia seguem nesta tendência, de facilitar a interação do usuário com o seu ambiente de trabalho (série S60) ou com o entretenimento (Nseries).

* Ralphe Manzoni Jr. viajou para Barcelona a convite da Nokia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail