Home > Notícias

TV digital: a próxima fronteira do celular

Nokia joga suas fichas na tecnologia DVB-H e dá início à disputa pelo padrão de TV digital também no celular

Ralphe Manzoni Jr., IDG Now!, de Barcelona*

04/11/2005 às 17h12

Foto:

A disputa do padrão de TV digital chegou à telefonia celular. A Nokia, principal fabricante de telefones celulares do mundo, anunciou sua estratégia e jogou suas fichas no DVB-H, que segue, basicamente, o padrão europeu da TV digital.

A empresa, durante o Nokia Mobility Conference, que acontece em Barcelona, na Espanha, revelou que testa a tecnologia em 15 países e apresentou um serviço de telefonia celular capaz de receber os sinais de TV.

Essa é, na visão da Nokia, a evolução natural do telefone celular como uma central portátil de entretenimento digital. Depois de se transformar em uma câmera digital e em um MP3 player, agora é a vez de a TV invadir os aparelhos móveis.

Antes, é preciso explicar que, mesmo no Brasil, há operadoras que já fazem a retransmissão do sinal de TV, no que é conhecido como TV por IP.

A diferença para a TV digital no celular é que a transmissão é direta para o aparelho, como uma emissora comum, com os recursos de interatividade da tecnologia digital.

Testes
A Nokia está testando o padrão DVD-H (Digital Video Broadcasting for Handheld) na França, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Suécia, Holanda, Alemanha, Itália, Taiwan, Malásia e África do Sul

"É a primeira vez que a Nokia lança uma solução que está disponível para outros celulares que não da empresa", afirmou Mark Selby, vice-presidente de multimídia da Nokia.

O DVD-H é um dos padrões que disputam as preferências dos países, assim com o MediaFLO da concorrente Qualcomm.

Durante o ITU Telecom Américas, que aconteceu em Salvador, na Bahia, no começo de outubro, a Qualcomm fez uma transmissão experimental de TV ao vivo no celular. A empresa espera lançar uma operação comercial no final de 2006.

A TIM Italia será a primeira empresa a colocar o serviço de TV digital no celular, com base no padrão DVB-H, em operação comercial no primeiro trimestre de 2006, informou a Nokia.

No Brasil, a questão de TV por celular depende ainda da definição do padrão digital para transmissões de televisão. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, prometeu testes até meados de 2006, durante a Copa do Mundo de Futebol da Alemanha.

"Sem a definição do padrão não há como pensar em TV digital no celular", explica Carlos Bastos, diretor de multimídia da Nokia Brasil.

Aparelho
Nokia N92Como parte de sua estratégia de TV no celular, a Nokia mostrou o modelo N92, o primeiro de aparelho móvel que segue o padrão DVD-H e é capaz de transmitir programas de televisão.

O celular não tem previsão de ser comercializado no Brasil, em razão da não definição de um padrão para a TV digital, informou Bastos.

O celular tem uma tela de 2,8 polegadas e capaz de captar 16 milhões de cores. Ele suporta também um cartão de memória de 2 GB, que pode armazenar 1,5 mil canções.

O preço estimado, no mercado mundial, é de 600 euros.

* Ralphe Manzoni Jr. viajou para Barcelona, na Espanha, a convite da Nokia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail