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HP apresenta linha para consumo no Brasil

Os quatro primeiros modelos da série contam com benefícios de isenção de PIS e Cofins da MP do Bem e estarão à venda nas principais redes de varejo do país

Daniela Moreira, do IDG Now!

08/11/2005 às 17h41

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A HP anuncia o lançamento da sua primeira linha de computadores pessoais voltados ao consumo no Brasil, a família HP Pavilion b1010br. Os quatro primeiros modelos da série contam com benefícios de isenção de PIS e Cofins da MP do Bem e estarão à venda nas principais redes de varejo do país.

O HP Pavilion b1010br é o equipamento da linha que se enquadra nos benefícios do Computador para Todos. Embora custe 1,5 mil reais, a maquina contará com um desconto de 100 reais no varejo para se adequar ao valor máximo de 1,4 mil estipulado para o programa e, assim, aproveitar os financiamentos oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

O equipamento vem com sistema operacional Linux Mandriva (além dos 26 aplicativos em software livre exigidos pelo governo), processador Intel Celeron D 336 de 2,8 GHz, memória de 128 MB, disco rígido de 40 GB, CD-ROM e monitor de 15 polegadas.

Já o modelo b1020br vem com Windows XP Home SP2, processador Intel Celeron 336 de 2,8 GHz, disco rígido de 40 GB, CD-RW e monitor de 15 polegadas. O produto custa 2 mil reais e pode ser parcelado em até seis vezes sem juros.

O b1030br também vem com Windows XP Home, mas traz processador Intel Pentium 4 516, de 2,93 GHz, memória de 256 MB, disco rígido de 80 GB e combo de CD-RW e DVD. O modelo custa 2,5 mil reais e também pode ser parcelado em até seis vezes.

Há ainda um quarto modelo sendo lançado, o b1040br, que traz Windows XP Home, processador Intel Pentium 516, de 2,93 GHz, memória de 512 MB, disco rígido de 160 GB, gravador de CD e DVD, e monitor de 17 polegadas. O preço do equipamento é 2,9 mil reais.

Os dois últimos modelos podem ser adquiridos sem monitor, com desconto de 400 reais.

Os produtos serão comercializados 100% via varejo e devem estar disponíveis a partir de 14 de novembro nas lojas Ponto Frio, Extra, Bom Preço, Wall Mart, Fast Shop, FNAC.

Estratégia

Segundo Cristina Palmaka, vice-presidente do grupo de sistemas pessoais da HP, o objetivo do lançamento - que segue o anúncio de uma linha de computadores para o SMB em meados de 2005 - é explorar a demanda por equipamentos no mercado de usuários domésticos. "Neste ano, o mercado de consumo deve representar 50% do total de computadores vendidos no Brasil. É um mercado duro de participar porque presamos pela qualidade e pagamos todos os impostos, mas não podemos perder o timing", afirma a executiva.

A companhia também esta avaliando a exportação dos produtos, fabricados pela Solectron, principalmente para o Cone-Sul. Os planos são de iniciar a exportação da linha Pavilion ainda no primeiro semestre de 2006. Um dos principais alvos é a Argentina que tem um cenário de pirataria similar ao do Brasil e tem uma forte demanda por PCs legais a custos competitivos, segundo Cristina.

Um dos benefícios do modelo adotado pela HP é que a companhia vai continuar a oferecer garantia ao consumidor mesmo que ele abra a maquina para alterar a configuração.

Ampliação da linha

Em dezembro, a fabricante deve lançar o modelo b1015br com sistema operacional Windows Starter Edition, que custará entre 1,6 mil e 1,7 mil reais.

A companhia também não descarta possibilidade de trazer ao país os Media Centers, PCs voltados ao entretenimento doméstico de grande sucesso no mercado norte-americano. "Vamos começar a suprir o segmento de entrada, mas o Brasil tem uma ampla variedade de perfis de usuários, portanto o Media Center deve chegar na carona do sucesso da linha Pavilion", acredita a executiva.

Segundo Cristina, a HP tem hoje 3% de participação no mercado de desktops no país. "O desafio é ter pelo menos 10% de market share ainda em 2006", afima a executiva. Na América Latina, o market share da companhia em computadores é de 15%.

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