Home > Notícias

Locaweb inicia venda de domínios .com este ano

Empresa está apenas aguardando a conclusão do processo de homologação junto ao Icann

Fernanda K. Ângelo, do COMPUTERWORLD

08/11/2005 às 17h08

Foto:

Se tudo correr dentro do previsto, a empresa de hospedagem de sites Locaweb deve iniciar a comercialização de domínios ".com" ainda em 2005, de acordo com Gilberto Mautner, vice-presidente de novos negócios e CIO da companhia. Durante o evento Ponto.com Meeting, realizado nesta terça-feira (08/11) pelo IDG Brasil, o executivo revelou que a Locaweb está apenas aguardando a conclusão do processo de homologação junto ao Icann (organização que controla dos domínios da internet em todo o mundo). "Esperamos isso até o final deste ano", diz.

Com a aprovação do Icann, a Locaweb será a sexta distribuidora autorizada da VeriSign no Brasil. A VeriSign é a única responsável pelo registro autoritativo dos nomes de domínio .com e .net no País. Isso significa que, invariavelmente, qualquer empresa, mesmo que homologada pelo Icann, deve responder à VeriSign.

Mautner acredita que a entrada da Locaweb nesse mercado dará uma boa movimentada no setor. "Temos pelo menos 10 mil potenciais compradores do domínio .com", afirma, otimista, o executivo. Esse número corresponde à base atual de clientes da Locaweb.

A previsão de Mautner é de que o novo negócio possa render vendas de até 1 milhão de dólares ao ano para a empresa. "Os clientes conhecem as desvantagens de registrar domínios no exterior: além de pagar em dólares, não contam, por exemplo, com suporte local", defende o vice-presidente.

Panorama

Segundo dados apontados por Jill McNabb, gerente sênior da VeriSign, também durante o Ponto.com Meeting, a empresa tem mais de 46 milhões de domínios sobre seu gerenciamento em todo o mundo. Desses, 47% são .com, 10% são .de (Alemanha), 7% são .net e apenas 1% é .br. Jill diz que o .com é o padrão de domínio utilizado por mais de 30 milhões de empresas no mundo. "O domínio dá maior credibilidade às empresas, especialmente quando elas fazem negócios além das fronteiras do Brasil", afirma.

A executiva disse ainda que 3,4 milhões desses domínios estão concentrados na América Latina, região que registrou crescimento de 33% no terceiro trimestre de 2005. O Brasil responde por cerca de 1 milhão de domínios gerenciados pela VeriSign - 26% dos endereços eletrônicos sob controle da companhia na AL.

De acordo com Jill, os domínios .br representam 84% do total de domínios registrados no Brasil. "Em um país onde a penetração da internet é de apenas 12%, o registro de domínios possui uma oportunidade e tanto de crescimento", prevê a gerente.

Para incentivar o registro desses domínios, a VeriSign lançou no Brasil, em parceria com os distribuidores autorizados, uma campanha de incentivo. Para saber mais, visite www.registreoseu.com.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail