Home > Notícias

Por e-mail, Gates pede que Microsoft mude o foco

Ele quer adaptar os esforços de desenvolvimento da companhia para um novo ramo de oportunidades: o de serviços baseados na internet

IDG Now!

09/11/2005 às 15h57

Foto:

Bill Gates tem um novo plano para remodelar a Microsoft e, no menor tempo possível, adaptar os esforços de desenvolvimento da companhia para um novo ramo de oportunidades: o de serviços baseados na internet.

Em e-mail datado do dia 30 de outubro para seus diretores, o presidente e arquiteto-chefe de softwares da Microsoft proclamou que uma "mudança de ares" chegou à computação, conclamando a companhia a focar suas novas tecnologias e produtos justamente nos serviços de internet. "Hoje há a oportunidade de usar a web para fazer softwares muito mais poderosos, incorporando um modelo de serviços", escreveu Gates neste e-mail, segundo reportagem do Wall Street Journal. "Entretanto, para liderar precisamos fazer muito mais... Nós construiremos nossas estratégias em torno dos serviços pela web", disse.

A mensagem de Gates deriva fortemente de um memorando interno recentemente criado por Ray Ozzie, o novo Chief Technology Officer (CTO) da companhia.

Nele, Ozzie fala sobre o surgimento de um novo modelo de negócios em que as companhias fazem dinheiro de serviços online suportados por propagandas, apontando o sucesso de companhias como o Google e o Skype.

Ele sugere ainda que esse modelo pode gerar mais dinheiro do que o tradicional licenciamento de software. Se a Microsoft não responder rapidamente às mudanças, "nosso negócio como o conhecemos está em risco", escreveu Ozzie. Essa é a terceira vez que Bill Gates conclama a sua companhia a encarar as mudanças e se adaptar a um novo tipo de computação.

Em 1995, Gates empurrou a Microsoft a abraçar a internet, produzindo softwares para a rede mundial e resultando no Internet Explorer.

Em 2000, a companhia lançou toda a estratégia .Net para prover recursos aos desenvolvedores de aplicações baseadas na web.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail