Home > Dicas

Glossário wireless

Um mini dicionário com os principais termos do mundo das redes sem-fio, para você ficar por dentro do assunto e mergulhar na internet sem usar cabos

09/11/2005 às 16h27

Foto:

Um mini dicionário com os principais termos do mundo das redes sem-fio, para você ficar por dentro do assunto e mergulhar na internet sem precisar de cabos:


802.11a –
Variante Wi-Fi que opera na freqüência de 5 GHz e atinge velocidade de 54 Mbps (megabits por segundo). É incompatível com as redes 802.11b.

802.11b – Padrão original de redes sem fio definido pelo IEEE. É o mais lento de todos, com transmissão de 11 megabits por segundo. Adaptadores compatíveis com 802.11b dão acesso a hotspots públicos.

802.11g – Padrão Wi-Fi com velocidade similar ao 802.11a (54 Mbps). É compatível com redes 802.11b.

802.11i – Atualização de segurança do padrão 802.11. Conta com o novo protocolo AES (Advanced Encryption System), que oferece maior proteção que o WPA.

802.11n – Grupo do comitê IEEE 802.11 que trabalha na definição de um padrão com taxa de transferência em redes sem fio de pelo menos 100 Mbps, mas com o objetivo de atingir até 540 Mpbs. O plano do grupo é ratificar o padrão em 2007.

802.16 –
Ver WiMax

AirPort – Denominação usada pela Apple para Wi-Fi, com padrão 802.11b ou 802.11g (Airport Extreme).

Bluetooth – Tecnologia de transmissão sem fios de curto alcance a 2,4 GHz e velocidade de 1 Mpbs. É usada em redes locais para conectar, por exemplo, celulares, teclados e mouses ao computador.

Hotspot – Local onde adaptadores Wi-Fi se comunicam com um ponto de acesso e têm conexão com a internet.

IEEE 802.11– Especificações desenvolvidas pelo comitê 802.11 do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que estabelece padrões para redes Ethernet sem fio. Essas especificações definem a interface entre clientes wireless e estações-base ou pontos de acesso que estão fisicamente conectados a redes cabeadas.

MIMO – Acronônimo de multiple-in, multiple-out, tecnologia de multiplexação que amplia o alcance e a velocidade de redes sem fios, podendo atingir 108 megabits por segundo.

Ponto de acesso – Receptor Wi-Fi que se comunica com adaptadores Wi-Fi e dá acesso à internet. Em casa, é preciso ligar a conexão em alta velocidade ao ponto de acesso para usar uma rede sem fio. Access point, em inglês.

Rede doméstica – Configuração de dois ou mais aparelhos que transferem e compartilham informações e dados entre si, em diversos protocolos de rede, como Ethernet, Bluetooth e Wi-Fi.

Rede multimídia – Rede com pelo menos um computador e equipamentos eletrônicos conectados, compartilhando acesso entre eles, com um roteador dividindo o acesso entre os aparelhos.

SSID – Acrônimo de Service Set Identifier. Identifica os pontos de acesso em uma rede Wi-Fi e diferencia uma rede wireless de outra.

UWB – Ultra Wide Band, tecnologia para transmissão de dados sem fios com velocidades entre 40 Mbps e 60 Mbps, indicada para conectividade de equipamentos em casas e transmissão de vídeo digital em ambientes fechados.

Voice over Wi-Fi – Serviço de VoIP sobre redes sem fio.

VoIP – Voz sobre IP, tecnologia de transmissão de chamadas telefônicas pela internet, usando redes baseadas em pacote em vez da rede de telefonia comutada.

WEP – Sigla de Wired Equivalency Privacy, protocolo de segurança que criptografa os dados enviados e recebidos em uma conexão sem fios. Não é muito seguro e tem como alternativa o WPA.

WPA – Acrônimo de Wi-Fi Protected Access. É um protocolo de segurança com recursos adicionais de criptografia de informações e autenticação de usuários para redes sem fio. É mais seguro que o WEP.

Wi-Fi – Abreviação para “wireless fidelity”, que denota qualquer tipo de rede sem fios que utilize tecnologia 802.11.

Wi-Fi Certified – Certificação que se refere a produtos WLAN baseados no padrão IEEE 802.11 que passaram por testes de interoperabilidade.

WiMax – Protocolo para redes sem fio 802.16 que vai conectar, em uma primeira fase, áreas metropolitanas com alcance de até 50 quilômetros.

Wireless USB – Padrão de conexão sem fios que promete substituir o uso de cabos USB na ligação entre computadores e periféricos. Tem taxa de transferência de 480 megabits por segundo e alcance de até três metros.

WLAN –
Wireless Local Area Network, um tipo de rede local em que as informações trafegam por ondas de rádio de alta freqüência em vez de cabos ou fios.

WMAN – Wireless Metropolitan Area Network, rede de dados sem fio comparável a uma rede de telefonia celular na qual usuários de uma área metropolitana podem acessar livremente a internet. Ver WiMax.

Zigbee – Padrão para transmissão de dados sem fio para a automação de tarefas domésticas. Utiliza equipamentos de baixo consumo de energia na troca de dados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail