Home > Notícias

Três em cinco usuários de ICQ querem VoIP

Internautas do País gastam, aproximadamente, 80% do seu tempo online para bater papo com amigos e familiares, e 66% para compartilhar fotos e arquivos

IDG Now!

10/11/2005 às 18h44

Foto:

Três em cada cinco usuários de mensagens instantâneas gostariam de usar os seus comunicadores para fazer ligações telefônicas por IP (VoIP), revela uma pesquisa divulgada pelo ICQ nesta quinta-feira (10/11).

O estudo anual, chamado Tendências em Serviços de Mensagens Instantâneas (MI) no Brasil, revelou que os internautas do País gastam, aproximadamente, 80% do seu tempo online para bater papo com amigos e familiares, e 66% para compartilhar fotos e arquivos.

No ambiente corporativo, os brasileiros usam mensagens instantâneas para duas principais razões - comunicação mais ágil com colegas (53%) e rápidas respostas sobre assuntos de negócios (66%).

Outro aspecto levantado pelo estudo é que pelo menos 20% dos brasileiros preferem enviar mensagens instantâneas para evitar uma delicada conversa pessoal com algum colega.

Um ponto comum entre os internautas, porém, é o uso de gírias em todas as faixas de idade. No ICQ, pelo menos 54% das pessoas usam algum tipo de gíria ou abreviação ao enviar uma mensagem - por exemplo, "vc", "kd", "blz", "tbm", "naum", "9dade", "vo6" e "D+".

O ICQ sugere que, como 40% dos usuários mantêm de três a quatro conversas simultâneas, as gírias e abreviações tornariam o bate-papo mais ágil.

Já para pouco mais de um a cada cinco jovens adultos (22% dos entrevistados entre 18 e 34 anos), o ICQ foi utilizado para aceitar ou convidar alguém para sair.

A pesquisa foi realizada pela Lightspeed Research com 502 usuários de ICQ adultos no Brasil, entre os dias 16 e 28 de setembro deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail