Home > Notícias

Intel traz virtualização para chips de desktops

A tecnologia de virtualização permite que usuários de desktops e de servidores rodem múltiplos ambientes em um único processador, fazendo que uma única máquina se transforme em vários computadores "virtuais"

IDG Now!

15/11/2005 às 15h59

Foto:

A Intel vai revelar, nesta segunda-feira (14//1), dois novos processadores para desktop que virão com suporte de hardware à tecnologia de virtualização.

Os novos processaores Intel Pentium 4 672 e 662 são quase idênticos aos 670 e 660, com exceção de que têm transistores dedicados a melhorar o desempenho de software de virtualização, afirmou Chad Taggard, diretor de marketing de tecnologias avançadas da Intel.

A tecnologia de virtualização permite que usuários de desktops e de servidores rodem múltiplos ambientes em um único processador, fazendo que uma única máquina se transforme em vários computadores "virtuais".

Os usuários, por exemplo, poderão acessar as aplicações corporativas em um ambiente operacional e usar um ambiente diferente para suas aplicações pessoais.

Isso já era possível por meio de softwares de companhias como VMware e XenSource, por exemplo, mas a virtualização por meio do hardware permite que o software rode de forma mais eficiente.

O diretor da Intel, no entanto, avisa que para tirar vantagens das características do chip os desenvolvedores terão que construir softwares capacidade para dar suporte aos processadores.

A Lenovo, Acer, Founder e Tsinghua Tongfang serão as primeiras empresas a anunciar computadores com os novos processadores da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail