Home > Notícias

Câmera ajusta foco após ao disparo

Um software pode ajustar os valores para cada microlente e reconstruir a imagem como se a mesma tivesse sido focada corretamente

IDG Now!

16/11/2005 às 20h51

Foto:

As fotos embaçadas estão com os dias contados com o desenvolvimento de uma câmera que pode alterar o foco da imagem após o disparo da câmera, uma tecnologia que vai além do trabalho feito pelos softwares de edição de imagem.

Em uma câmera comum, um sensor localizado atrás das lentes grava o nível de luz que alcança cada pixel (ponto) de sua superfície. Se os raios de luz que alcançam o sensor não estão no ponto focal, a imagem na foto aparece borrada.

Agora é possível ajustar o foco dos raios de luz após os mesmos alcançarem a câmera. A tecnologia que vem da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foi desenvolvida pelo professor Pat Hanrahan.

Ele inseriu uma lâmina com 90 mil microlentes e espessura de apenas 125 mm entre as lentes principais e o sensor da câmera. O ângulo que os raios de luz atingem cada microlente é armazenado assim como a quantidade de luz que chega em cada raio.

Desta forma, um software pode ajustar esses valores para cada microlente e reconstruir a imagem como se a mesma tivesse sido focada corretamente. Assim, qualquer parte da imagem poderá ser ajustada, não somente o objeto principal localizado no foco.

Esse tipo de rastreamento dos raios de luz põe fim ao dilema dos fotógrafos que usam câmera com foco manual, divididos entre a abertura da câmera (que controla a quantidade de luz que entra pelas lentes) e a distancia focal. Se a luz é baixa é necessária uma abertura maior para formar uma imagem clara, mas o resultado dessa abertura é a concentração do foco em apenas um item deixando os demais desfocados.

O sistema terá grande utilidade em situações em que não há muito tempo para ajuste do foco ou em sistemas automáticos, como por exemplo, em câmeras usadas em coberturas de eventos esportivos ou em sistemas de vigilância respectivamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail