Home > Notícias

Descobertas mais três variantes do vírus Sober

Variantes chegam em mensagens de e-mail muitas vezes sem título ou corpo de mensagem, mas sempre com algum arquivo anexo

IDG Now!

16/11/2005 às 20h59

Foto:

Três novas variantes da praga Sober surgiram na internet, forçando algumas fabricantes de software antivírus a aumentarem seus alertas para o nível de médio risco.

Segundo a russa Kaspersky Lab na terça-feira (15/11), "um grande número de amostras" dessas três variantes foi interceptada em meio ao tráfego de e-mails de empresas e provedores de internet, indicando que as pragas estão se propagando por mensagens de spam infectadas.

Classificadas como E-mail-Worm.Win32.Sober pela Kaspersky, e W32.Sober.S pela Symantec, as variantes chegam em mensagens de e-mail muitas vezes sem título ou corpo de mensagem, mas sempre com algum arquivo anexo.

Caso a vítima clique nesse arquivo infectado, a praga cria cópias de si mesmo no diretório de sistema do Windows e depois o configura para que o arquivo malicioso seja rodado cada vez que a máquina for ligada.

Além disso, o Sober.S transforma o PC contaminado em um terminal para envio automático de spam e outros vírus, disse a Symantec. Os sistemas afetados são apenas Windows, nas versões que vão do 98 até o XP com Service Pack 2.

A recomendação é atualizar assim que possível a proteção antivírus do sistema e evitar abrir mensagens que tenham remetente desconhecido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail