Home > Notícias

Google Print mudará de nome

Decisão foi tomada após usuários comentarem que estariam empolgados com a idéia de que o Google fosse oferecer uma ferramenta para facilitar a impressão de documentos

IDG Now!

17/11/2005 às 18h28

Foto:

O polêmico serviço Google Print, de buscas de livros digitalizados, será rebatizado. Com o novo nome, Google Book Search, a empresa espera deixar mais clara a funcionalidade da ferramenta.

A nova denominação foi anunciada nesta quinta-feira (17/11) em nota publicada no blog do Google pela gerente de marketing de produtos Jen Grant.

Ela disse que a decisão foi tomada após usuários comentarem que estariam empolgados com a idéia de que o Google fosse oferecer uma ferramenta para facilitar a impressão (do verbo "print" em inglês) de documentos.

Tal possibilidade está longe da proposta do serviço, que visa a formar um banco de dados com o máximo de obras escritas possíveis, gerando uma grande biblioteca virtual. Para isso a empresa já trabalha no escaneamento de obras das bibliotecas das universidades de Harvard, Michigan, Stanford, Oxford e da Biblioteca Pública de Nova York.

A polêmica em torno do "bibliotecário virtual" esbarra na questão dos direitos autorais. Atualmente o Google enfrenta dois processos na justiça movidos por organizações representativas dos escritores e editoras dos Estados Unidos.

A Microsoft e o Yahoo! também caminham na direção de oferecer obras digitalizadas. A loja virtual Amazon.com também inaugurou recentemente serviços que permitem adquirir uma versão online para cada livro comprado, ou para trechos virtuais de determinadas obras.

O endereço oficial para o serviço do Google Book Search passa a ser http://books.google.com. Um debate, promovido pela revista Wired, sobre a polêmica acerca da ferramenta poderá ser visto pela internet nesta quinta-feira (17/11) às 22h (horário de Brasília) no link http://www.nypl.org/research/chss/pep/pepdesc.cfm?id=1661 .

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail