Home > Notícias

Fila para a venda

Para tirar os pedidos na Bivik Confecções, havia 45 vendedores e apenas quatro computadores. O resultado eram filas intermináveis e desistências

Andreza Emília

18/11/2005 às 12h26

Foto:

Bivik 150x112A Bivik Confecções, que fabrica calças jeans e as vende por atacado, enfrentava, até o fim de 2003, um grave problema. Não, não faltavam clientes. Muito pelo contrário. Para tirar os pedidos, havia 45 vendedores e apenas quatro computadores. O resultado eram filas intermináveis e desistências. Do momento em que o cliente iniciava a compra até o fechamento do pedido, eram necessários longos 45 minutos. Agora, o cenário é bem diferente.

Munidos de handhelds, os vendedores realizam esse processo em apenas cinco minutos. “O cliente chega na loja e o vendedor, por meio do PDA, faz a leitura do seu cartão de identificação”, explica Ricardo Bonora Lima (foto), diretor da Bonis Mobile, empresa que desenvolveu o software para a Bivik.

A partir daí, o cliente começa a fazer as compras e os vendedores efetuam os pedidos (enviados de forma remota a um servidor, que atualiza imediatamente o estoque). Foram gastos cerca de 150 mil dólares, em software e equipamentos. “Mas as vendas aumentaram em torno de 30%”, contabiliza o gerente comercial da Bivik, Vanderlei Aguiar. “Perdíamos muitos clientes, e isso é inadmissível”, completa ele.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail