Home > Notícias

SAP lança aplicativo de gestão para pequenas empresas

Com a intenção de ganhar participação entre pequenas e médias empresas, a SAP Brasil apresenta ao mercado brasileiro o Business One, que consumiu investimentos de US$ 5 milhões em regionalização

Camila Fusco - Computerworld

22/11/2005 às 17h07

Foto:

Com a intenção de ganhar participação entre pequenas e médias empresas, a SAP Brasil apresenta nesta semana ao mercado brasileiro sua solução de gestão destinada ao segmento, o Business One.

A solução - apresentada nesta terça-feira (22/11) à imprensa - vem complementar a linha de ofertas da companhia para gestão, que até o momento tinha como principal representante o All-in-One, destinado a companhias de maior porte. De acordo com José Ruy Antunes, presidente da companhia no Brasil, a ferramenta será comercializada e implementada por meio de 13 parceiros de negócios, entre eles: C&C, Computeasy, i-Provider, NoveraConsult e Procwork.

"Fizemos um estudo internamente e identificamos 170 mil empresas que podem ser clientes potenciais do Business One, já que encontram na ferramenta uma alternativa para suas necessidades", declara.

De acordo com Antunes, a versão brasileira do Business One levou cerca de dois anos para ser desenvolvida, principalmente em virtude do processo complexo de adaptação das legislações. "Nesses dois anos podemos dizer que os investimentos na regionalização consumiram cerca de cinco milhões de dólares", diz.

O processo de regionalização foi feito em conjunto com os parceiros e, segundo os executivos da companhia, o tempo médio de implantação da solução é de três meses. Entre as funcionalidades oferecidas estão ferramentas de CRM e ERP integradas, permitindo ao cliente monitorar desde o processo de vendas, escolha do cliente, até a venda em si, passando pelo acompanhamento da proposta de vendas e baixa de estoque.

A SAP também aposta nas ferramentas de geração de relatórios a partir de dados de diversas fontes, como software de inventário, livro razão, contas a receber, a pagar vendas e compras. O preço sugerido por usuário no modelo de licenciamento Profissional - que inclui todas as funcionalidades do Business One - é de 4 mil reais. "Já os clientes que optarem apenas pelas ferramentas de CRM pagarão 2 mil reais por licença",explica Luis Banhara, diretor comercial de vendas indiretas da SAP Brasil.

Segundo Banhara, a estratégia da SAP é conquistar empresas com até 250 funcionários, sendo que entre 10 e 50 deles utilizam o sistema. "Até o momento, dez empresas já têm o Business One implantado no Brasil, constituindo nosso projeto piloto supervisionado pela SAP alemã", destaca. Entre as empresas que já utilizam o sistema estão a rede de ensino de idiomas Yazigi, a assistência técnica automotiva A.M Marcelo, a metalúrgica Friuli, e a trading Neimo.

Planos de crescimento

O mercado de pequenas e médias empresas no Brasil constitui uma parte importante dos planos de crescimento da SAP. A companhia pretende expandir seus parceiros gradualmente a partir do ano que vem para tentar abocanhar uma fatia maior desse mercado. "Queremos ter 50 parceiros em 2006", sinaliza Banhara.

No que diz respeito à participação do segmento SMB nas receitas com licenças, os planos da companhia também são ambiciosos. "Acreditamos que dentro de quatro anos as pequenas e médias empresas representarão de 20% a 25% das receitas com licença de uso da SAP no Brasil", aposta Antunes.

Para facilitar a incorporação de suas soluções por parte das pequenas e médias empresas, a SAP também pretende aderir a planos de financiamento. De acordo com o diretor de vendas indiretas, a companhia já negocia com dois bancos para abrir linhas de financiamentos para a aquisição do Business One. "Sabemos que para companhias desse porte, conseguir crédito é algo muito difícil, sobretudo, em virtude das altas taxas. Por isso, estamos trabalhando com planos especiais para a solução com pagamento em 12 meses", explica Banhara. Os nomes das instituições financeiras ainda não foram divulgados, mas a companhia espera ter os planos de financiamento concluídos até o final de dezembro.

Atualmente cerca de 40 países já oferecem o Business One, sendo que a solução já reúne cerca de oito mil clientes em carteira.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail