Home > Dicas

Encontre seus arquivos mais rápido atribuindo palavras-chave a eles

O Windows tem uma função raramente usada que pode facilitar a pesquisa entre muitos arquivos e pastas

Scott Dunn – PC WORLD/EUA

23/11/2005 às 15h50

Foto:

Palavras chave 1 Entre as muitas funções do Windows pouco utilizadas pela maioria dos usuários está a possibilidade de atribuir palavras-chave a arquivos de diversos tipos. Tal dispositivo pode tornar muito mais fácil a pesquisa entre um número muito grande de pastas, quando trabalhamos com uma infinidade de arquivos e precisamos localizá-los rapidamente entre diretórios diferentes.

No Windows Me, 2000 e XP, é possível atribuir palavras e comentários a muitos tipos e arquivos sem a necessidade de nenhum software adicional. Depois, para a localização, a própria ferramenta de busca embutida no sistema operacional servirá, pois ela leva em conta estas informações conhecidas como meta dados.

No Windows XP, é possível fazer anotações relativas a arquivos de imagens em formatos como JPEG e TIFF, de áudio como MP3 e WMA, de vídeo WMV, além de arquivos do Microsoft Office. Usuários do Windows Me ou do 2000 também conseguirão usar o dispositivo com os arquivos do Office e alguns outros formatos.

Para criar as meta informações, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo em questão e escolha a opção Propriedades. Na caixa de diálogo que se abrirá, clique na aba Resumo. Se não houver uma aba resumo, significa que este formato de arquivo não suporta informações anotadas.

A aba Resumo exibirá informações que variam conforme o tipo de arquivo. Você pode usar os campos Título, Assunto, Autor e Palavras-chave para descrever o arquivo. Toda informação será levada em conta no momento das pesquisas.

Palavras chave 2Para ainda mais opções de anotações, clique no botão Avançado. Os campos para entrada de texto podem não aparecer enquanto você não clicar ao lado do nome do campo que quiser alterar, na coluna Valor.

Infelizmente, será necessário repetir estes passos para cada arquivo pois não é possível atribuir meta informações a diversos deles de uma só vez. Se você selecionar mais de um e clicar em propriedades, não haverá a aba Resumo para edição.

Em alguns casos, como no Word e no Excel, é possível modificar estas informações diretamente de dentro do aplicativo. Para isso, abra o arquivo em questão e clique em Arquivo / Propriedades. Escolha a aba Resumo e insira os dados da mesma maneira.

Depois, para acessar a ferramenta de busca de arquivos do Windows XP, clique no menu Iniciar e escolha Pesquisar.

Leia mais dicas no Info center Windows

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail