Home > Notícias

Vírus Sober representa 85% das pragas na rede

Praga tem uma taxa de contaminação de um em cada 14 e-mails que circulam pela web

IDG Now!

28/11/2005 às 12h45

Foto:

A última variante do vírus Sober caminha rápido para ser a praga mais propagada durante o ano, com uma taxa de contaminação de um em cada 14 e-mails que circulam pela web, afirmou nesta segunda-feira (28/11) a Sophos.

No começo desta semana, a fabricante britânica de antivírus reportou que cerca de 85% das pragas detectadas por seus sistemas de proteção eram o que a companhia chama de Sober.Z, em comparação com os 60% interceptados durante a semana passada.

O vírus, que foi batizado de Sober.X pela Symantec, já aparece na terceira posição entre as pragas mais ativas de 2005, atrás apenas de Netsky.P e Zafi.D, na ordem. "Ele [o vírus] não está desacelerando", disse Graham Cluley, pesquisador da Sophos, em comunicado à imprensa. "No momento, ele só está ficando pior".

A praga apareceu pela primeira vez no dia 22 de novembro, quando utilizou diversas formas de engenharia social para induzir internautas a clicarem em arquivos anexos a mensagens de e-mail.

Utilizando criminosamente o nome do Federal Bureau of Investigation (FBI), a praga avisava que o internauta foi pego visitando uma série de websites considerados ilegais, e que ele deveria responder a um questionário para colaborar com investigações.

Outras versões fingiam ser mensagens da Central Intelligence Agency (CIA) ou então ofereciam supostos vídeos das celebridades Paris Hilton e Nicole Richie.

Apesar de todos os antivírus do mercado já detectarem a praga, a tática para convencer internautas a abrir os e-mails infectados tem sido mais sedutora, afirmou Cluley. "Acredito que o problema aqui é que algumas pessoas com os computadores desprotegidos estejam emitindo essas pragas para outras pessoas", avisa o especialista.

A praga, que pode ter sua origem na Alemanha, vasculha discos rígidos em busca de novos e-mails para se propagar e também tenta inutilizar as defesas de um sistema, como softwares antivírus e firewall.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail