Home > Notícias

Holanda tem novo sistema de endereços web

A novidade permite que empresas criem endereços de sites ligados a seus negócios de forma mais intuitiva e fácil de lembrar

IDG Now!

28/11/2005 às 12h49

Foto:

A empresa UnifiedRoot S & M BV, da Holanda, anunciou um novo serviço de endereçamento na internet, que amplia as opções além dos sufixos básicos .com ou .edu.

A novidade permite que empresas criem endereços de sites ligados a seus negócios de forma mais intuitiva e fácil de lembrar. Por exemplo: um endereço como http://www.cnn.com/mobile poderia ser transformado apenas em mobile.cnn.
Para oferecer seu novo sistema de nomes de domínio (DNS), a companhia colocou em operação 13 servidores raiz no mundo todo, rodando paralelamente ao DNS principal da grande rede, sob a tutela do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

O sucesso da empreitada depende da cooperação dos provedores de acesso à internet (ISPs), que terão de atualizar seus diretórios de servidores DNS para incluir os servidores da UnifiedRoot. Até o momento, o provedor europeu Tiscali SpA e alguns ISPs da Turquia fizeram a atualização.

Sem a cooperação dos provedores, os internautas é que terão de reconfigurar seus PCs para reconhecer os domínios TLD da empresa, o que pode ser complicar a vida de alguns usuários.

O custo de registro de um TLD é de mil dólares, além de uma taxa de renovação de 250 dólares por ano. Para desencorajar a prática de registro de sites com o objetivo de venda posterior, a UnifiedRoot informou que não fará devoluções.

A novidade da companhia holandesa ocorre em meio a um recente debate sobre o controle da internet, que tornou-se um dos principais temas da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, em 18 de novembro, na cidade de Túnis, na Tunísia.

No início do evento, a União Européia, apoiada por países como Brasil, China e Índia, conseguiu fechar um acordo com os Estados Unidos, fazendo com que os norte-americanos passem a consultar países sobre domínios de primeiro nível, embora o país ainda mantenha seu controle técnico sobre a internet.

Para ajudar a promover o serviço, a UnifiedRoot está oferecendo registros gratuitos TLD para órgãos públicos em países e municípios.

Os endereços pelo domínio paralelo podem ter de três a 18 caracteres, incluir letras no alfabeto romano, números de 1 a 9 e hífens.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail