Home > Dicas

Como configurar uma rede sem fio

As redes wireless são cada vez mais numerosas. Conheça os passos necessários para instalar e configurar uma rede doméstica sem espalhar cabos pela casa

Daniel Comino Lucendo – PC WORLD/Espanha

28/11/2005 às 12h19

Foto:

A proliferação das redes sem fio nas residências está na moda e são cada vez mais numerosos os lares que compartilham informações por todos os cantos sem a necessidade de passar cabos pela casa, desfrutando de rapidez nas comunicações e alta mobilidade. A seguir, explicaremos em quatro passos rápidos como instalar e configurar sua rede wireless.

Como exemplo, montaremos uma rede capaz de transmitir dados a 54 Mbps, uma das velocidades mais comuns atualmente. Ela será composta por três computadores situados em lugares diferentes da casa e cada um deles terá um elemento diferenciador dos restantes, para abordarmos o modo de configuração da cada um.

O primeiro deles será um desktop convencional equipado com um adaptador wireless USB que teremos que instalar. O segundo será um notebook comprado há alguns anos, um Pentium III, que, portanto, não terá um chip sem fio embutido e precisará de um cartão wireless instalado em um slot PC Card. Por último, teremos um portátil de última geração compatível com a plataforma Centrino, ou seja, já com um chip para redes sem fio.

1. Escolha do hardware adequado
2. Posicionamento dos equipamentos
3. Instalação dos dispositivos wireless
4. Configuração da rede

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail