Home > Dicas

1. Escolha do hardware adequado

28/11/2005 às 12h23

Foto:

O primeiro passo para se configurar uma rede doméstica sem fio é escolher um bom kit wireless para que a rede seja o mais eficiente possível. Os padrões de tecnologias sem fio ainda estão em mutação, portanto o mais aconselhável é escolher os dispositivos mais atuais, para que não fiquem defasados em pouco tempo. É muito importante ter em mente que, em uma rede sem fio, todos os dispositivos se comunicarão entre si a uma velocidade compatível com todos.

Isto significa, por exemplo, que se todos os componentes são compatíveis com a norma 802.11g (capaz de transmitir dados a 54 Mbps) exceto uma placa (que só alcança 11 Mbps, por ser compatível com a 802.11b), a velocidade da rede sem fio se ajustará ao menor deles, portanto qualquer dispositivo que pertença a essa trama terá que se ajustar a 11 Mbps. Por isso, é muito importante que todos os componentes sejam compatíveis com a mesma norma.

Para montar a rede proposta na introdução, precisaremos de um roteador que funcione como ponto de acesso, um adaptador USB e um cartão PC Card. O roteador será o dispositivo encarregado de enviar e receber os sinais para o resto dos integrantes da rede.

Como exemplo, usaremos um roteador WRT54GX, da Linksys, modelo com boa qualidade e bom alcance de sinal (leia aqui uma avaliação do WRT54GX). Além disso, para fazer nosso desktop acessar a rede sem fio, utilizaremos um adaptador USB Buffalo Adapter. Um simples adaptador USB é muito mais fácil de se configurar que uma placa PCI convencional, pois não é necessário abrir a CPU.

Por último, para transformar nosso velho portátil em um dispositivo sem fio será necessário conectar um cartão PC Card. Neste caso, recorremos ao Notebook Adapter with SRX, também da Linksys.

Porém, se você já possui um roteador sem fio, não vale a pena gastar dinheiro adquirindo um novo já que ele poderá ser configurado sem problemas, também seguindo os passos indicados. Uma outra opção econômica aos roteadores sem fio são os pontos de acesso simples.

Próximos passos:
2. Posicionamento dos equipamentos
3. Instalação dos dispositivos wireless
4. Configuração da rede

Passo anterior:
Introdução

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail