Home > Dicas

Dicas de criptografia de arquivos

Precisa de proteção para seus arquivos? Use o dispositivo de criptografia do Windows ou faça o download de um “cofre” pessoal

Lincoln Spector – PC WORLD/EUA

29/11/2005 às 11h00

Foto:

Usar criptografia é uma forma de proteger dados pessoais ou sigilosos da visualização de outras pessoas que tenham acesso ao seu computador. O Windows 2000 e o XP Professional possuem um sistema de criptografia de arquivos (Encrypted File System) embutido. De uso bastante simplificado – basta mudar as propriedades dos arquivos ou pastas clicando com o botão direito do mouse sobre eles e escolhendo a opção Avançado na aba geral -, o EFS torna as informações acessíveis apenas para o usuário que estava acessando o Windows no momento da criptografia.

O funcionamento simplificado e a integração total com o sistema de arquivos do Windows, porém, podem fazer com que um pequeno engano torne o arquivo inacessível para você ou acessível para outros. A melhor alternativa são os softwares específicos de criptografia que criam uma espécie de cofre para guardarmos dados sigilosos. Um cofre que só será aberto ou fechado com nosso comando, evitando erros de operação.

Uma opção interessante – e gratuita – é o Cryptainer LE, da Cypherix (faça o download aqui). Ele permite a criação de bases de dados (cofres) criptografadas de até 25 MB cada. São drives virtuais que, quando abertos mediante um senha predeterminada, são vistos pelo Windows como uma unidade de disco extra, o que permite a inclusão ou exclusão de arquivos sem dificuldade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail