Home > Notícias

Parte III – As novidades do Mandriva Linux 2006

30/11/2005 às 18h45

Foto:

Mandriva 2006 tela - 200x150PC WORLD – Quais são as principais novidades trazidas pelo Mandriva Linux 2006?

François Bancilhon, CEO da Mandriva – Uma novidade importante é um dispositivo de busca no desktop, que permite pesquisa em todo o conteúdo do disco rígido. Participamos do projeto open source dele e o integramos ao nosso sistema. Acrescentamos também um firewall dinâmico que previne invasões e protege o desktop. Além disso, temos novos recursos de administração, melhoramos o reconhecimento automático de impressoras e dispositivos USB, que costumavam enfrentar problemas. Depois, aperfiçoamos o suporte a Wi-Fi, para facilitar a configuração. São cinco ou seis grandes novidades e, depois disso, há uma lista de cerca de 70 funcionalidades menores.

Você usou algumas das mesmas palavras que a Microsoft usa quando fala das novidades esperadas para o Windows Vista, a ser lançado em 2006.

Exatamente. Mas nós fizemos um pouco antes. Espero que, no ano que vem, quando eles lançarem o produto deles, a gente tenha algo de novo. Todo o movimento open source deve inovar muito para conseguir resultados.

Qual a importância da certificação Centrino do Mandriva 2006?

Somos os primeiros (entre os distribuidores Linux) a ter uma certificação oficial da Intel para a plataforma (de redes sem fio) Centrino. Trabalhamos bastante com a Intel durante quatro meses e nos qualificamos para isso. Temos uma parceria forte. Se a Intel quer trabalhar conosco é porque estamos com boa presença no Brasil e no resto da América Latina e porque estamos assinando acordos na Ásia e em outros mercados emergentes.  A Intel tem grande interesse nesses mercados. A França é o mercado do passado e o Brasil, o mercado do futuro.

Isso corresponde também a alguma expectativa de vendas de notebooks com Linux?

A Intel prevê 10% de seus desktops (e notebooks) com Linux daqui a alguns anos, é um número considerável.

E a integração com o Skype?

Também somos os primeiros a ter o Skype completamente integrado. Foi um acordo difícil de conseguir, mas conseguimos e está aí. É um atrativo a mais para os usuários finais.

A íntegra da entrevista:
Parte IV – Mandriva tem crescimento e planeja aquisições

Review:
Um pingüim mais fácil de usar

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail