Home > Notícias

Skype Brasil coloca telefonia IP no varejo

A venda de cartões pré-pagos de telefonia pela internet em mais de 30 mil estabelecimentos, incluindo bancas de jornais é um dos planos da Skype Technologies no Brasil

Daniela Braun - IDG Now!

30/11/2005 às 11h02

Foto:

A venda de cartões pré-pagos de telefonia pela internet em mais de 30 mil estabelecimentos no Brasil, incluindo bancas de jornais é um dos planos da Skype Technologies (www.skype.net) no Brasil, que anunciou sua chegada ao País na noite de segunda-feira (28/11).

A estratégia comercial da Skype no Brasil, que entra em prática no primeiro trimestre de 2006, envolve alianças com operadoras locais (incumbents), a criação de um site dedicado ao mercado brasileiro para venda do serviço de VoIP em moeda local e a oferta de serviços ao mercado corporativo, segmento onde terá como aliada a empresa Fiberlink.

"Nossos parceiros estratégicos são as operadoras. Hoje, o serviço de VoIP já não é mais uma ameaça", observa Carlos Pires, executivo responsável pela operação da empresa na América Latina, que terá sua primeira base em São Paulo, ainda em dezembro.

Com o uso das redes de operadoras locais, a Skype também espera melhorar a qualidade de chamadas de VoIP para celulares - no serviço SkypeOut - observou Pires.

O executivo não revela nomes, mas informa que as negociações com as empresas de telefonia tiveram início em fevereiro, quando também foi contratado como country manager pela matriz da Skype, em Luxemburgo.

Para atrair mais usuários brasileiros, a Skype aposta no varejo, distribuindo o que chama de starter kit ou candy pack, com CD de instalação do software Skype, cartão pré-pago para 30 minutos de chamas via web e um fone de ouvido.

Mercado Livre

Outro parceiro estratégico local é o Mercado Livre, empresa de comérico eletrônico e leilões online, na qual o gigante de leilões eBay, dono do Skype desde setembro, possui 19,5% de participação.

Segundo Steleo Tolda, presidente do Mercado Livre, a empresa estuda a abertura de um canal de vendas de kits do Skype em seu portal, bem como a distribuilção dos candy packs para seus maiores vendedores.

O Mercado Livre também usará os serviços do Skype para incrementar as negociações online, seguindo a estratégia adotada eBay nos Estados Unidos. "Se um comprador se interessa por um veículo, por exemplo, é interessante ter a possibilidade de se comunicar, por voz com o vendedor. Isso tudo sem sair do site", observa Tolda.

Próxima parada

O Brasil possui o quarto maior número de usuários do Skype no mundo (3,8 milhões) - atrás de Estados Unidos, Alemanha e Polônia.

As próximas paradas do Skype na América Latina são México, Venezuela, Chile e Argentina, prevê Carlos Pires.

O contry manager, que tem quase dez anos de experiência no setor de tecnologia, atuou em empresas como Nextel e OpenWave.

Criada em agosto de 2003 e adquirida pelo eBay em setembro  por 2,6 bilhões de dólares, a Skype Technologies registra mais de 212 milhões de downloads de seu software, até o momento, conta com 70 milhões de usuários ativos, sendo 4 milhões simultâneos.

Atualmente, a empresa possui um escritório central em Londres (Inglaterra) e um centro de pesquisa e desenvolvimento na Estônia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail