Home > Dicas

Até a última gota do BitTorrent

Conheça essa tecnologia de compartilhamento e saiba como tirar proveito dela para ganhar velocidade de download

PC World - Espanha

30/11/2005 às 16h56

Foto:

Se existe um protocolo de transferência de informações que atrai cada vez mais adeptos, sem dúvida é o Bittorrent – chamou a atenção até da Microsoft. Então, aprenda um pouco mais sobre ele e saiba como tirar o máximo proveito dessa tecnologia.

1. O que é o BitTorrent
O BitTorrent é um protocolo de transferência de informação em conexões ponto-a-ponto. Mas não se trata de outro utilitário P2P convencional. A característica principal dessa tecnologia é a alta velocidade. Como a rapidez é atingida? A palavra-chave é compartilhamento. Ao fazer o download de um arquivo, você recebe informações de diferentes fontes – não apenas de uma - e, ao mesmo tempo, coloca as partes do arquivo que já foram baixadas para a sua máquina à disposição de outros interessados. Desse modo, quanto mais pessoas estiverem compartilhando o mesmo arquivo, maior é a velocidade de download do mesmo.

A tecnologia BitTorrent é perfeita para a distribuição de arquivos muito importantes em um  breve espaço de tempo. Exemplos claros de situações nas quais ela pode ajudar muito são a distribuição de correções de segurança para sistemas operacionais e o download imediato de atualizações de segurança contra vírus em fase de grande propagação. Esse meio de compartilhamento também vem sendo muito usado no download de arquivos grandes, como vídeos, músicas e imagens. O único problema é que fornece uma variedade menor de informação que o eMule ou o eDonkey2000.
 
2. Baixe um cliente
Evidentemente, a primeira coisa que você precisa para baixar arquivos com o BitTorrent é de um cliente compatível com este tipo de download. Há um programa na página oficial do Bittorrent (www.bittorrent.com). Mas esse utilitário é um pouco limitado. Por isso, recomendamos que você opte por outro tipo de ferramenta compatível. O BitComet, por exemplo, é um das soluções mais usadas pela velocidade e simplicidade de uso. Totalmente escrito em linguagem C++, é compatível com arquivos P2P e BitTorrent. Nos testes, revelou-se rápido, estável e leve quanto ao uso de CPU. Atualmente, está na versão 0.6.

Para baixá-lo, vá até a página www.bitcomet.com/index.htm e clique em Download. Escolha a primeira opção proposta (download.com) para baixar o programa. Na página seguinte, selecione Download Now  e escolha o destino.

3. Instale e configure
A instalação é realmente simples. Basta selecionar o diretório para que o programa se instale sem grandes problemas. Provavelmente, o programa reconhecerá o idioma do seu sistema operacional e apresentará o programa com a interface já em português. Caso isso não aconteça, abra o menu Options e Language para selecionar Português na lista. Em seguida, será necessário abrir uma porta (no caso do uso de um roteador) para que o programa possa acessar a internet. B20051130_BitComet_250x195_tela

Para isso, vá até o menu Opções , selecione o item Opções e, na caixa de diálogo que aparecerá, clique em Conexão (é o primeiro item do painel à esquerda. Na área Porta de escuta, digite 4589 no campo Escutar Porta. Posteriormente, esta será a porta que seu roteador deverá abrir. Outra opção que o BitComet propõe é selecionar uma porta de escuta aleatória. De qualquer modo, você deverá abrir a porta no caso de ter um roteador.

Nesta mesma janela de configuração, é importante estabelecer a velocidade máxima de upload e download. Isto dependerá da largura de banda que você tenha contratado. Por exemplo, para uma linha de 1 MB, digite 80 kB/s na velocidade máxima de download e 20 kB/s na velocidade máxima de upload. Isto permitirá a navegação com boa velocidade.

4. Localize arquivos .torrent
Você não poderá baixar qualquer tipo de arquivo P2P convencional (ed2k) com o BitTorrent. Tanto o BitComet quanto qualquer outro cliente BitTorrent reconhecerá apenas os arquivos compatíveis com a tecnologia (arquivos .torrent). Para isso, você deverá usar buscadores específicos. A página oficial www.bittorrent.com possui um buscador de arquivos .torrent. Este mecanismo mostra arquivos encontrados em várias páginas (torrentportal, grizzlytorrents etc).

Outra ferramenta de busca BitTorrent, disponível para download, é o Torrent Search 4.2 (www.openwares.org). Com esse utilitário instalado no computador podemos usar certos critérios de busca (categorias e subcategorias) e refinar bastante a pesquisa. O programa é simples de utilizar, mas está em inglês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail