Home > Notícias

Skype 2.0 incorpora ligações com vídeo

Após o download de 8MB, o software faz a auto-instalação e procura pela webcam, com a mesma simplicidade das versões anteriores. A companhia se aliou à Logitech e à Creative para certificar aparelhos de voz e câmeras para usar o Skype 2.0

IDG Now!

01/12/2005 às 12h11

Foto:

O Skype lançou um beta da versão 2.0 do seu serviço de telefonia pela internet, que traz como principal novidade o suporte a vídeo.

Após o download de 8MB, o software faz a auto-instalação e procura pela webcam, com a mesma simplicidade das versões anteriores.

Ao encontrar uma câmera conectada, o programa oferece a opção de vídeo para qualquer ligação a outros usuários do Skype 2.0.

Neste caso, uma tela de imagem aparece na janela da conversa. Se a qualidade da webcam do usuário for boa, a imagem pode ser ampliada para a tela inteira.

A interface do novo Skype é um pouco mais simples, mas é bem similar à anterior - e o ícone do programa na tela mudou para azul.

A companhia se aliou à Logitech e à Creative para certificar aparelhos de voz e câmeras para usar o Skype 2.0, além de ter feito parceiras com a empresa de software Weblog e a de serviços Six Apart. "Queremos fazer da conversação pela internet a coisa mais simples e natural para as pessoas em todo mundo", diz Niklas Zennström, principal executivo do Skype, e agora executivo sênior do eBay, desde que a empresa comprou o Skype, em setembro.

Os novos recursos do software - incluindo vídeo - já são comuns em sistemas de mensagem instantânea, como Yahoo Messenger, AIM e MSN Messenger.

Mas o Skype está apostando na inclusão do vídeo como um serviço adicional a uma plataforma de telefonia, e não simplesmente de chat.

Outros recursos do mundo da mensagem instantânea foram importados pelo Skype, como sinais que falam sobre o estado de humor e disponibilidade do usuário ou indicam seu horário local, para evitar que sejam acordados no meio da noite.

Os usuários também podem, a partir desta versão, juntar um grupo de contatos e fazer uma conferência com apenas um clique.

Para se beneficiar da sua base de 7 milhões de usuários, o Skype ampliou a capacidade de busca por contatos no seu banco de dados.

Está disponível ainda um beta da barra de ferramentas Google Toolbar para o Microsoft Outlook, que permite ao usuário discar a partir de e-mails, e a companhia está promovendo a capacidade de acrescentar botões de discagem via Skype em blogs e sites.

Embora o software ainda esteja em beta, a Logitech vai iniciar a venda de câmeras certificadas para o programa imediatamente, pela loja virtual do Skype, e a Creative as venderá nas lojas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail