Home > Notícias

Sun lança servidores com novos chips Niagara

O objetivo do novo chip é conquistar usuários de modelos baseados em arquitetura x86, como aqueles fabricados pela Intel e AMD

IDG Now!

07/12/2005 às 17h29

Foto:

A Sun Microsystems lançou na terça-feira (06/12) a sua nova linha de chips UltraSparc T1, anteriormente conhecidos apenas como Niagara, que oferece processamento de 9,6 GHz em até oito núcleos de 1,2 GHz cada, além de baixo consumo geral de energia, em torno dos 70 watts.

Junto ao lançamento dos processadores, a Sun aproveitou para apresentar a linha de servidores Sun Fire T2000 e T1000, sendo que este último chega ao mercado apenas a partir de março.

O UltraSparc T1 terá também outras variações à venda, com uma de quatro núcleos, uma de seis e o modelo topo de linha, com oito núcleos.

Segundo Anil Gadre, vice-presidente executivo da companhia, cada núcleo do chip é capaz de processar até quatro tarefas simultaneamente. Assim, diz ele, o modelo de oito núcleos consegue dar conta de até 32 tarefas simultâneas sem problemas.

Gadre diz também que o lançamento é um divisor de águas para a companhia. O objetivo do novo chip é conquistar usuários de modelos baseados em arquitetura x86, como aqueles fabricados pela Intel e AMD.  "Assim como o Linux mudou a opinião das pessoas sobre o Windows, o Niagara pode fazer a mesma coisa com a indústria x86", disparou ele. A Sun, naturalmente, também está presente nesse mercado, com o servidor Galaxy e processador AMD Opteron. "Não estou preocupado com a possibilidade de as máquinas com Niagara canibalizarem os outros negócios de servidores da Sun", ressalvou o executivo.

Para evitar problemas de adaptação com o novo servidor, a Sun realizou um período de testes com mais de cem clientes durante este ano, incluindo o eBay, a Electronic Data Systems (EDS), Air France, NTT Data Corp, BEA Systems, Oracle e Symantec.

Esse programa deu fôlego a uma iniciativa que será estendida aos novos consumidores, que podem encomendar um Sun Fire T1000 ou T2000 para 90 dias de testes gratuitos. Ao final do período, o cliente tem a opção de finalizar a compra ou devolver o produto.

O Sun Fire T1000 será vendido a partir de 2.995 dólares, enquanto o T2000 custará a partir de 7.795 dólares. Junto com o servidor, o cliente compra também suporte de três anos para hardware e também ao sistema operacional Solaris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail