Home > Notícias

‘Podcast’ é eleita a palavra do ano

O termo será inserido nas versões online e impressa do New Oxford American Dictionary

IDG Now!

08/12/2005 às 19h09

Foto:

Em resposta a revolução nas mídias digitais dos últimos anos, os editores do dicionário New Oxford American Dictionary elegeram o termo "Podcast" como a palavra do ano, em 2005. O termo será inserido nas versões online e impressa do dicionário.

A palavra podcast surgiu em meados do ano passado e foi adotada por radiodifusores amadores e profissionais que usam a internet para divulgar seus programas.

O nome faz referência ao walkman digital mais conhecido, o iPod, da Apple, e ao significado para "casting" em inglês, ou seja, transmissão.

A definição que os editores darão ao substantivo é de "uma gravação digital de rádio ou programa similar oferecida na web para download e ideal para ouvir nos players pessoais".

O termo será inserido na próxima edição da publicação e na próxima atualização da versão online, prevista para o início de 2006.

Erin McKean, editor chefe do New Oxford American Dictionary disse que "cogitou-se inserir o termo em 2004, mas ainda eram poucas as pessoas que o utilizavam ou estavam familiar com o conceito. Este ano a história é diferente, com o fenômeno iPod alcançando o mundo inteiro".

O fenômeno iPod pode ter gerado neologismos e novas palavras, mas ainda não fez do tocador iPod um sinônimo para os MP3 Players, embora muitas pessoas usem a marca como um nome genérico.

O termo walkman, que surgiu como o nome de um produto da Sony lançado em 1979, foi incluído no dicionário inglês Oxford em 1986, passando a denominar toda uma categoria de produtos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail