Home > Notícias

Atenção à web 2.0 é principal conselho aos CIOs

Blogs e podcasts são osexemplos das novas tecnologias que irão interferir nos negócios

IDG Now!

09/12/2005 às 12h43

Foto:

A partir de 2006 os Chief Information Officer (CIOs) das empresas deverão prestar atenção aos desafios da nova internet, a chamada web 2.0. O conselho é da empresa de análises Gartner, que apontou os blogs e os podcasts como exemplos das novas tecnologias que irão interferir nos negócios.

Essas inovações estão dando início a uma segunda fase na internet, um momento em que os negócios não podem se limitar a simplesmente estarem online. Para Mark Raskino, pesquisador do Gartner, os podcasts e blogs estão afetando as empresas tanto externamente como internamente.

A recomendação para a atualização quanto a esta nova internet ficou em primeiro lugar no ranking anual de recomendações que a empresa sugere aos CIOs. "Em 2000, época do estouro da bolha da web, ocorreram grandes mudanças na forma como os negócios usavam a internet. Em 2003, a sensação era que o desafio da web já havia sido superado e controlado. Mas uma nova onda de tecnologias, que está ficando madura agora, oferece um potencial para mais rupturas, afetando a competitividade", explica Raskino.

Uma das características dessa nova fase é a inovação reversa, com as tecnologias alcançando primeiro os consumidores e depois as empresas. As companhias deverão se preparar para não ver uma nova tecnologia sendo lançada em um produto concorrente.

John Mahoney, chefe de pesquisa do Gartner, explica como o esse mercado funciona: "Alguém cria um novo produto simplesmente juntando várias coisas que já existem. Essa simples conexão de idéias cria, em um click, um novo conceito, um novo produto". "Os CIOs são cada vez mais cobrados para que tenham uma visão de negócios tão aguçada e veloz quanto as transformações nos negócios online", afirma Raskino.

As diretorias das empresas estão informadas sobre as novas tecnologias e se questionam como isso afeta a competitividade, enterrando de vez as estratégias de TI comuns há três ou quatro anos atrás.

Nesse cenário, "o CIO deverá ser a voz da razão", afirma Mahoney. O ranking de recomendações para os CIOs elaborado pelo Gartner é dividido em três categorias, veja:

Táticas de a serem adotadas em 2006 para uma estratégia com foco em 2008:
1. Preparar o seu negócio para a segunda revolução na internet, antes que outros o façam.
2. Avançar na adoção das tendências da "não migração"
3. Trabalhar o lançamento das maiores inovações para o ano de 2008.

Insistência na agilidade do alto comando das empresas:
4. Preparar-se e preparar sua equipe para novos tipos de trabalhos.
5. Iniciar a implementação de uma lógica "software como serviço" em forma de teste e treinamento.
6. Organizar e planejar as possibilidades de fusões e aquisições.

Prosseguir com as táticas de valor, foco e tecnologia nas zonas de conforto de 2005:
7. Revisar  a capitalização com seu chief financial officer (CFO).
8. Construir sua marca e seu time
9. Reciclar suas reuniões com seu CFO
10. Verificar as tecnologias mais quentes de 2006

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail