Home > Notícias

Ano de 2006 começará com epidemia, diz Trend Micro

A conclusão da companhia vem após seus pesquisadores terem encontrado evidências de uma futura ação no código da versão AG. O ataque poderá ser dia 5 ou 6 de janeiro

IDG Now!

13/12/2005 às 15h21

Foto:

O ano de 2006 começará com uma epidemia de infecções por uma nova variante do vírus Sober. A previsão nada animadora é da Trend Micro, que afirma ter analisado os códigos da versão AG da praga e descoberto inclusive o período para o ataque - dia 5 ou 6 de janeiro.

A conclusão da companhia vem após seus pesquisadores terem encontrado evidências de uma futura ação no código da versão AG, que foi descoberta no dia 22 de novembro e classificada como ameaça de médio risco (alerta amarelo).

As informações apontam que, entre os dias 5 ou 6 de janeiro, máquinas infectadas com essa variante da praga tentarão contatar servidores na Alemanha e Áustria para baixar um novo worm automaticamente, sem o consentimento ou mesmo conhecimento da vítima.

Isso significa que é muito provável que os usuários já infectados pelo Sober.AG tenham seus computadores afetados também pela nova variante, além de transformarem seus sistemas em estações de envio de cópias da praga pela web.

Ainda em novembro, o Sober.AG se espalhou rapidamente por usuários do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Bélgica e Alemanha.

Após infectar, a praga cria cópias de si mesma no sistema e vasculha o disco em busca de novos endereços de e-mail para se propagar. Como a propagação ocorre sem nenhuma intervenção do usuário, estes não percebem que o vírus está sendo transmitido de suas máquinas.

O Sober.AG atinge os sistemas Windows 98, ME, NT, 2000, XP e Server 2003. A Trend recomenda que os usuários mantenham os softwares antivírus sempre atualizados para evitar ser vítima da epidemia de início de ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail