Home > Dicas

Destaque o ponto máximo de um gráfico

Uma combinação de fórmulas pode realçar automaticamente o ponto mais alto de um gráfico de linhas feito no Excel. Saiba como

13/12/2005 às 13h11

Foto:

Em um gráfico de linhas feito no Excel, é possível usar uma combinação de fórmulas para destacar automaticamente o ponto mais alto do gráfico. Por exemplo, em uma ilustração da produção de uma fábrica ao longo dos dias do mês, podemos, sem grande dificuldade, instruir o gráfico para que exiba o ponto máximo em uma cor destacada e com o valor em um fonte maior.

Primeiro, é preciso criar duas células com fórmulas para simplesmente identificar o ponto máximo de sua matriz de dados. Supondo que as informações estejam nas colunas A e B, ocupando as linhas 2 a 11, como na imagem ao lado, clique em uma célula auxiliar, por exemplo B13, e digite a seguinte fórmula: =MÁXIMO(B2:B11)

O resultado em B13 será o maior valor da lista. Agora, na célula A13, insira a seguinte função, para que seja exibida a data correspondente ao maior valor: =ÍNDICE(A2:A11;CORRESP(B13;B2:B11;0))

Por último, temos de modificar as propriedades do gráfico para que ele destaque o ponto máximo. Para a fórmula funcionar, o gráfico deve ser do tipo Dispersão (XY), conforme a imagem à esquerda.

Clique, então, com o botão direito do mouse sobre o gráfico e escolha Dados de Origem. Na janela que se abrirá, escolha aba Série e clique no botão Adicionar. Clique no campo Valores de X e dê um clique sobre a célula A13. Repita o procedimento no campo Valores de Y, mas escolha B13. Clique OK.

O ponto máximo do gráfico já deve ser destacado por uma cor escolhida aleatoriamente pelo Excel. Para mudar a cor e exibir o valor também de forma realçada, clique com o botão direito do mouse sobre o ponto destacado e escolha Formatar Série de Dados. Na aba Padrões, dentro do painel Marcador, defina o formato, cor e tamanho do sinalizador. Depois, na aba Rótulos de dados, marque a opção Valor Y e clique OK. Se quiser, clique com o botão direito no valor exibido, escolha Formatar rótulo de dados e altere também a forma de exibição do número.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail