Home > Notícias

Quanta fará laptop de US$ 100 e Brasil receberá

Fabricante entrega o primeiro lote, que terá até 15 milhões de unidades, no quarto trimestre de 2006. Brasil receberá 1 milhão de unidades.

IDG Now!

14/12/2005 às 21h43

Foto:

No quarto trimestre de 2006, o Brasil receberá 1 milhão de unidades do notebook popular de 100 dólares, fabricados pela Quanta Computer.

Um protótipo da máquina idealizada por Nicholas Negroponte, chairman da organização sem fins lucrativos One Laptop Per Child (OLPC) e responsável pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi apresentado em 16 de novembro na Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, na Tunísia.

Sob os termos do acordo com a OLPC, a Quanta vai dedicar recursos de engenharia para desenvolver o laptop de 100 dólares durante o primeiro semestre de 2006. Ao mesmo tempo, a Quanta e a OLPC vão explorar a produção de uma versão comercial do produto.

O primeiro notebook de 100 dólares deve chegar ao mercado no quarto trimestre do próximo ano, disse a OLPC, que espera que as encomendas iniciais do produto estejam na casa de 5 milhões a 15 milhões de unidades.

Voltado a propósitos educacionais e à inclusão digital em países em desenvolvimento, o laptop utiliza sistema operacional Linux, e aplicações em software livre, que serão traduzidas para as línguas nativas dos países.

A máquina sem disco rígido conta com processamento de 500 MHz, memória RAM de 128 MB, quatro portas USB e memória Flash de 500 MB, incluindo quatro portas USB.

A OLPC disse ainda que o preço dos laptops baseados em Linux vai começar por volta de 100 dólares, mas o valor deve cair com o tempo.

A organização afirmou ainda que os testes com o equipamento devem ocorrer no Brasil, Argentina, Egito, Nigéria e Tailândia, com o envio de 1 milhão de máquinas para cada um desses países.

Além disso, um lote mais "modesto" deve ser enviado para desenvolvedores em outros países.

Saiba mais sobre o protótipo do notebook popular clicando aqui

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail