Home > Dicas

4. Botões de opção

15/12/2005 às 15h06

Foto:

Consideremos agora uma variação mais complexa dessa planilha. O preço da diária deve variar não apenas de acordo com o hotel escolhido, mas também com as opções de quarto simples, duplo ou triplo, tal como indica a tabela A11:D14 na imagem abaixo. Realizaremos a escolha do tipo de quarto por meio de Botões de Opção, outro dos controles interativos disponíveis na barra de ferramentas Formulários. Insira um da mesma forma como fez com os controles anteriores. Em seguida, crie outros dois com as opções Copiar e Colar.

Excel interativo 4 - 400x

Os três botões de opção da planilha formam um grupo. Quando selecionamos um deles, a seleção dos outros dois é cancelada. Por isso são usados para a escolha entre opções excludentes. O grupo tem uma única célula vinculada comum aos três. O valor desta célula é o número da ordem do botão selecionado. Na nossa planilha, estabeleceremos A17 como célula vinculada, clicando com o botão direito do mouse, escolhendo Formatar Controle e preenchendo o campo Vínculo da Célula.

O número de cada botão corresponde à ordem em que foram criados. Se mudarmos a ordem, movendo os botões pela planilha, cada um conservará seu número original. Também podemos trocar o texto do botão por outro mais adequado. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão e escolha Editar Texto.

Próximo passo:
5. Função Índice com duas variáveis

Passos anteriores

Introdução

1. Barras de rolagem
2. Caixas de listagem
3. A função Índice

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail