Home > Dicas

Planilhas interativas

A entrada de dados no Excel fica mais rápida e profissional com os botões de controle. Experimente!

Claudio H. Sánchez – PCW/ESPANHA

15/12/2005 às 15h14

Foto:

A entrada de dados no Excel fica mais rápida e profissional com os botões de controle. Experimente!

Excel interativo ilustra - 400x

Eu, você e a maioria das pessoas nos acostumamos a digitar valores em células e tabelas para inserir dados em planilhas do Excel. Mas o software da Microsoft oferece mais do que isso. Ele possibilita a inserção de diversos controles interativos. O uso desses recursos torna o trabalho com planilhas mais rápido, profissional e elegante.

Exemplos desses comandos são as barras de rolagem, capazes de alterar o valor de uma determinada célula, e as caixas de combinação, que obrigam o preenchimento de uma célula com uma das opções de uma lista fixa. Além de simplificar a entrada de dados, o uso desses controles evita erros de digitação e permite a associação entre diferentes categorias de valores.

Como modelo, criaremos uma planilha para o cálculo do preço de estadias em hoteis, cujo valor total varia conforme o número de diárias, o estabelecimento escolhido e o tipo de quarto. Para simplificar, criaremos primeiro uma opção com apenas quartos simples e, posteriormente, acrescentaremos opções para apartamentos duplos e triplos.

1. Barras de rolagem
2. Caixas de listagem
3. A função Índice
4. Botões de opção
5. Função Índice com duas variáveis

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail