Home > Notícias

Sun lança software que roda Linux no Solaris

Reescrito e agora com o nome BrandZ, o programa teve o seu foco expandido e pode ser usado também para rodar sistemas operacionais como FreeBSD e Darwin, o projeto de código aberto da Apple

IDG Now!

19/12/2005 às 18h20

Foto:

Com mais de um ano de atraso, a Sun finalmente anunciou o lançamento do Janus, um software que permite rodar códigos de Linux no sistema operacional Solaris.

Reescrito e agora com o nome BrandZ, o programa teve o seu foco expandido e pode ser usado também para rodar sistemas operacionais como FreeBSD e Darwin, o projeto de código aberto da Apple.

Inicialmente programado para lançamento em conjunto com o Solaris 10, o Janus foi retirado do pacote porque a equipe da Sun decidiu torná-lo compatível com o Solaris Zones, tecnologia de virtualização presente no sistema.

A Sun espera também oferecer suporte a distribuições Linux específicas, como a Red Hat e a Suse, da Novell.  "A Sun não fará do Janus uma aplicação com capacidades de Linux genéricas. Na verdade, ele suportará distribuições muito específicas", disse Tony Iams, analista da empresa de pesquisas Ideas International.

O problema enfrentado pela Sun agora é que usuários terão que instalar a versão de Linux que estiverem interessados em usar com o BrandZ e, para isso, será necessário comprar as licenças de suporte específicas. Isso quer dizer que usuários de Solaris serão obrigados a adquirir duas licenças diferentes, culminando em mais custos.

Para resolver o problema, a Sun está negociando com a Red Hat descontos para usuários que forem comprar o sistema para uso com o BrandZ, mas ainda não anunciou um acordo final.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail