Home > Dicas

Descarte facilmente as alterações

Um truque para criar o comando Recarregar e acrescentá-lo aos menus do Word

19/12/2005 às 20h18

Foto:

Programas como o Photoshop possuem um comando para voltar a carregar um arquivo e descartar todas as modificações realizadas e não salvas até o momento. O Word não dispõe desta funcionalidade, embora ela possa ser simulada facilmente – basta fechar o documento sem salvar as modificações e voltar a abri-lo. Neste truque, veremos como criar uma macro que recarregue o documento e como acrescentá-la ao menu Arquivo e ao menu de contexto.

1 - Crie a macro Recarregar

Para criar a macro, selecione no menu Ferramentas/Macros/Macros. No nome da macro, escreva Recarregar, verifique se na lista de rolagem Macros está selecionado Normal.dot (modelo global) para que ela esteja disponível em todos os documentos e clique em Criar. No Editor de Visual Basic, escreva o código seguinte, entre as linhas Sub Recarregar() e End Sub. Lembre-se de que o caractere de sublinhado (_) indica que o comando continua na linha seguinte.

If Len(ActiveDocument.Path) = 0 Then
    MsgBox "O documento não pode " & _
    "ser recarregado porque nunca foi guardado"
Else
 If MsgBox("Deseja recarregar o arquivo?", _
    vbYesNo) = vbYes Then
    Documents.Open FileName:= _
    ActiveDocument.FullName, Revert:=True
 End If
End If

Word Reverter 1 - 400x

Depois da redação, clique no menu Arquivo e selecione a opção Salvar Normal.

2 - Acrescente o item no menu arquivo

Para incluir esse novo comando no menu Arquivo, selecione Ferramentas/ Personalizar. Verifique se a aba Comandos está selecionada na caixa de diálogo, selecione Macros na lista Categorias e Normal.NewMacros.Recarregar na lista Comandos. Arraste o comando para o menu Arquivo e solte-o na posição desejada – embaixo da opção Abrir, por exemplo. O novo comando aparecerá com o nome Normal.NewMacros.Recarregar. Para mudar o nome, clique com o botão direito e digite o novo nome no lugar indicado – coloque Recarregar, por exemplo. Quando terminar, feche a caixa de diálogo Personalizar.

Personalizar o menu de atalho

De maneira semelhante como visto anteriormente, pode-se personalizar qualquer um dos mais de 60 menus de atalho disponíveis no Word.  Esses menus aparecem ao apertar o botão direito do mouse e mostram as ações mais apropriadas para trabalhar no contexto assinalado. Ao clicar como o botão direito em uma tabela qualquer, por exemplo, aparecem os comandos Excluir Células, Dividir Células, Bordas e Sombreamentos etc. Aproveitando a macro Recarregar, vamos ver como modificar o menu de atalho Texto para acrescentar o novo comando.

Word Reverter 2 - 200xClique com o botão direito do mouse em qualquer barra de ferramentas e selecione Personalizar no menu de atalho. Na caixa de diálogo seguinte, clique na aba Barras de Ferramentas e ative a caixa correspondente a Menus de Atalho.

Word Reverter 3 - 156xComo resultado, você terá uma barra flutuante com os botões Texto, Tabela e Desenho. Clique no botão Texto e em seguida na opção Texto. A partir daí, aparecerá o menu de atalho que você pretende modificar. Para acrescentar uma nova entrada a este menu, clique na aba Comandos da caixa de diálogo Personalizar e localize o comando que desejado selecionando previamente a categoria à qual pertence. No exemplo trata-se da categoria Macros e do comando Normal.NewMacros.Recarregar.

Arraste o comando e solte-o no menu de atalho. Note que você pode escolher em qual posição ele aparecerá, e que é possível reordenar os comandos do menu apenas arrastando e soltando no lugar desejado. Também é possível apagar um comando qualquer clicando com o botão direito do mouse nele e escolhendo a opção Eliminar. Como no truque anterior, mude o nome do comando Normal.NewMacros.Recarregar por Recarregar , clicando nele com o botão direito do mouse. Feche a caixa de diálogo Personalizar quando tiver terminado de modificar o menu de atalho e verifique se o comando Recarregar vai aparecer ao clicar como botão direito sobre um texto qualquer.

Word Reverter 4 - 400x

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail