Home > Notícias

Internet é vital para 60% do SMB no Brasil

Mais de 37% dos entrevistados apontam a falta de informação disponível a quem está começando e a baixa capacitação dos recursos humanos como os principais gargalos para quem quer se digitalizar

COMPUTERWORLD

19/12/2005 às 14h32

Foto:

Um estudo realizado da Camara-e.net revelou que 90% dos micro, pequenos e médios empresários consideram a internet importante para os negócios. Deles, 60% dizem que a web é fundamental para a produtividade de suas empresas. "A questão é digitalizar ou morrer empresarialmente", alerta Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net.

O levantamento foi realizado durante o ciclo de seminários "Comércio eletrônico para a micro, pequena e média empresa", promovido pela Camara-e.net em parceria com os Correios, e ouviu cerca de 8 mil executivos. Destes, 77,1% disseram que suas empresas possuem site na internet, enquanto 85,8% deles afirmaram possuir banda larga em suas organizações. 

Outros dados registrados pela pesquisa dão conta que 45,8% das empresas ouvidas fazem comércio eletrônico. O faturamento que o comércio eletrônico representa dentro da receita total das empresas ainda varia entre modestos 5% e 10% em 20,9% das companhias pesquisadas.

Barreiras

Mais de 37% dos entrevistados apontam a falta de informação disponível a quem está começando e a baixa capacitação dos recursos humanos como os principais gargalos para quem quer se digitalizar.

Antonio de Paula Braquehais, chefe do departamento de negócios e operações na internet dos Correios, confessa que esperava um público muito menos consciente sobre a importância dos negócios eletrônicos. "Nosso seminário levou estratégias e práticas para empresários ávidos por conhecimento", comemora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail