Home > Notícias

Microsoft lança prévia de dezembro do Vista

Segurança, performance e mobilidade foram citados como principais temas da Community Technology Preview

IDG Now!

20/12/2005 às 12h19

Foto:

A prévia tecnológica para a comunidade - Community Technology Preview (CTP) - de dezembro do Windows Vista, lançada na segunda-feira (19/12), traz como novidade uma versão rebatizada do software de anti-spyware da Microsoft.

A CTP de dezembro, conhecida como 5270, vai atingir cerca de 500 mil pessoas por meio de canais como a Microsoft Developer Network (MSDN) e a TechNet, segundo a companhia. Segurança, performance e mobilidade foram citados como principais temas da CTP. "Estamos caminhando para ter o código completo até o final de 2005", disse Shanen Boettcher, diretor sênior do grupo de clientes Windows da Microsoft.

Uma CTP com o código completo é esperada para o início de 2006, com a versão final do Vista programada para ser lançada no segundo semestre. Na prévia atual, o Windows AntiSpyware foi rebatizado como Windows Defender.

O software traz recursos aprimorados de detecção e remoção de spyware, além de uma interface remodelada, disse Boettcher.

No entanto, a Microsoft descreve a funcionalidade de anti-spyware oferecida na prévia de novembro como uma amostra inicial do que será a versão final. Também faz parte do CTP de dezembro o BitLocker Drive Encryption, antes conhecido como criptografia de volume total. A função protege os dados no caso de acesso a máquinas roubadas, protegendo todo o conteúdo do Windows. Usuários do no novo CTP também podem solicitar ao Grupo de Políticas o bloqueio ao uso de discos rígidos portáteis.

Na prévia de dezembro, o Internet Explorer ganha suporte a nomes de domínios internacionais e proteção contra golpes com estes nomes.

Avanços no firewall incluem filtro bidirecional. As regras configuradas na plataforma Windows Service Hardening foram reforçadas para limitar o acesso a arquivos, registro e rede.

Novidades na interface e a inclusão do Windows Media Player 11 também fazem parte do lançamento de dezembro. Como destaque, a prévia traz ainda uma versão do Aero, novo design translúcido para as janelas do Windows.

A CTP oferece também controles mais avançados para os pais, como a habilidade de limitar o tempo de uso do computador pelas crianças e integração com listas de classificação de conteúdo para os jogos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail