Home > Notícias

Opera libera download de browser para celular

Programado para se comunicar com os servidores da empresa, o browser baixa versões reduzidas das páginas que podem ser exibidas nos aparelhos sem perda de funcionalidade

IDG Now!

20/12/2005 às 18h02

Foto:

Usuários de celulares menos avançados que os smartphones agora poderão também pegar uma carona na onda da internet móvel. É que a Opera Software liberou o download gratuito de uma versão em tecnologia Java de seu navegador, capaz de abrir versões miniaturizadas de websites em aparelhos que antes só conseguiam acessar páginas em WAP (Wireless Application Protocol).

Anteriormente restrito para alguns países nórdicos e Alemanha, o download do Opera Mini agora já está disponível para internautas de todo o mundo, mesmo que o lançamento oficial do pequeno navegador esteja marcado apenas para janeiro de 2006. O arquivo tem menos de 100 Kilobytes.

O segredo do Opera Mini não está no navegador em si, mas na sede da Opera Software. Programado para se comunicar com os servidores da empresa, o browser baixa versões reduzidas das páginas que podem ser exibidas nos aparelhos sem perda de funcionalidade.

Segundo a Opera, o software instalado nos servidores reduz o tamanho dos websites de 70% a 80% antes de enviá-lo ao aparelho, favorecendo aqueles usuários que precisam pagar sua conta de internet móvel baseada na quantidade de dados que baixam. "A idéia é de que você não precisa gastar dinheiro em um smartphone para navegar em toda a web", afirmou o porta-voz Eskil Sivertsen.

A Opera também está oferecendo o conjunto do Opera Mini a operadoras e provedores de conteúdo, que podem criar versões personalizadas a seus usuários.

O Opera Mini, entretanto, foi criado para coexistir com o Opera Mobile, um navegador completo desenvolvido para celulares inteligentes e com maior poder de processamento, os smartphones.

Para testá-lo, aponte o navegador do seu celular para http://mini.opera.com .

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail