Home > Notícias

Vírus do Papai Noel ataca via chat instantâneo

O acesso ao endereço faz com que o usuário baixe um arquivo com código malicioso difícil de detectar e que colhe informações pessoais da vítima, redistribuindo pela internet

IDG Now!

21/12/2005 às 19h00

Foto:

Depois da tentativa do vírus Dasher de tentar destruir os computadores no Natal, agora o próprio Papai Noel está entrando em ação.

Um vírus que se propaga pelos sistemas de chat instantâneo da AOL, Yahoo e Microsoft promete levar o internauta para um site festivo do Papai Noel, mas quando a vítima clica no link é redirecionada para uma página maliciosa.

O acesso ao endereço faz com que o usuário baixe um arquivo com código malicioso difícil de detectar e que colhe informações pessoais da vítima, redistribuindo pela internet.

A mensagem chega por meio de um contato já presente na lista do usuário, o que dificulta identificar o hacker, segundo o vice-presidente de produtos da empresa de segurança IMlogic.

O link malicioso começa com "santaclause.aol.com/..." (Santa Claus é como os norte-americanos chamam o Papai Noel).

Segundo Gilliland , os usuários devem evitar clicar em links ou receber qualquer coisa via sistema de mensagem instantânea sem antes verificar se este é realmente o arquivo mandado pelo remetente.

A IMlogic recentemente identificou um bot para mensageiros instantâneos que produz falsas confirmações de que o arquivo é legítimo quando o destinatário pergunta sobre a sua confiabilidade, portanto é importante tomar cuidado extra ao checar a veracidade dos anexos transmitidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail