Home > Dicas

Limpe seu disco rígido após fazer o update do Windows

Os Service Packs do Windows XP e do 2000 guardam informações de desinstalação em seu HD que podem ultrapassar os 800 MB. Livre-se delas

Lincoln Spector – PC WORLD/EUA

21/12/2005 às 18h44

Foto:

Ao fazer uma atualização no Windows 2000 ou no XP, o sistema operacional da Microsoft geralmente armazena no disco rígido uma quantidade razoável de dados, que podem chegar a mais de 800 MB, relativos aos arquivos de recuperação de sistema caso o usuário deseja anular a atualização e voltar ao ponto anterior a ela. Estes arquivos, se você estiver seguro que não se arrependerá do update, podem ser apagados para liberar espaço em disco.

As informações do uninstall do Windows ficam na pasta C:\Windows, no caso do XP, ou na C:\WINNT, no caso do 2000. Para ver o conteúdo delas, navegue até lá no Windows Explorer. Se não aparecer nada, clique em Ferramentas / Opções de pasta / Modo de exibição e selecione o item Mostrar pastas e arquivos ocultos. Clique OK.

As informações do uninstall do Windows Service Pack ficam em pastas com nomes como $NtServicePackUninstall$ ou $NtUninstallKBnnnnnn$, onde cada “n” representa um número. Se a data de criação da pasta tiver mais de algumas semanas, você pode apagá-la inteira sem risco. Nesse caso, lembre-se que não será mais possível a restauração do sistema ao ponto anterior ao update.

A Microsoft publica informações sobre os updates e seus unistallers em http://support.microsoft.com/?kbid=nnnnnn (substitua “nnnnnn” pelos seis dígitos do nome da pasta em questão). Caso remova a pasta, é possível que a opção para desinstalar a atualização continue aparecendo na lista Adicionar ou remover programas do Painel de controle do Windows. Para remover o item da lista, clique sobre ele e escolha Remover. Uma mensagem de erro aparecerá: clique Sim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail