Home > Notícias

Monitores velozes, brilhantes e maiores. Você ainda quer mais?

Os monitores ficam mais brilhantes e rápidos, e as opções de tela larga tornam-se mais baratas

22/12/2005 às 14h49

Foto:

Os monitores ficam mais brilhantes e rápidos, e as opções de tela larga tornam-se mais baratas

LCD 2180WG - 200xO futuro é brilhante para o mercado de monitores em 2006. Exatamente quão brilhante depende de quanto você quer gastar. Se você não se incomodar de desembolsar mais de 7.000 dólares (preços nos EUA), pode escolher um SpectraView LCD2180WG, o primeiro monitor com iluminação traseira LED da NEC que oferece recursos de contraste, brilho e cor incríveis. Caso ele tenha um zero a mais do que você pretendia gastar, não tema: telas amplas mais baratas e displays mais velozes do que o que está em sua frente também estão disponíveis.

Quando a indústria de monitores atingiu seu ápice rumo a LCDs em 2003, ano em que a venda de monitores de cristal líquido ultrapassou pela primeira vez modelos com tubos de raios catódicos (CRT, cathode-ray tubes), o principal argumento para comprar uma tela plana era o de que ela economiza espaço sobre a mesa. Mas, devido ao modo de exibir cor, os monitores LCD não têm o brilho dos CRTs. Assim, em benefício dos usuários, as empresas estão lutando para aprimorar o brilho dos novos monitores. “As pessoas gostaram realmente dos CRTs avançados por causa do brilho e da pureza da cor”, explica Rhoda Alexander, diretor de pesquisa de monitores da iSuppli.

Além de oferecer mais brilho, os LCDs com iluminação traseira LED darão aos usuários representações de cor mais autênticas em suas telas. LEDs geram um espectro de cor mais rico, graças à qualidade da iluminação traseira. “Os LCDs atuais só mostram 70% dos padrões de cor”, diz Bob O'Donnell, analista da IDC. “Com LED, você pode ultrapassar esse limite e chegar aos níveis de cor de alta definição.” Isso significa que, quando você tirar uma fotografia com uma câmera digital, seu monitor com iluminação traseira LED vai exibir as mesmas cores que estavam na imagem original, não uma tentativa de reprodução com 30% do espectro de cor faltando. Segundo Alexander, da iSuppli, a diferença é facilmente notada: os LCDs com iluminação traseira LED têm uma enorme capacidade de surpreender os usuários.

Mas não espere que os preços salgados de LCDs com iluminação traseira LED caiam muito em 2006. Normalmente, o preço só baixa com a concorrência, e em um mercado emergente, você não verá muitos concorrentes novos agressivos reduzindo preços. “Também há muitos custos de pesquisa e desenvolvimento que precisam ser ressarcidos”, aponta Alexander. “Talvez, em 2007, vejamos algumas quedas de preços expressivas nesse mercado.”

Para compradores preocupados com orçamento, monitores de tela larga trazem promessas mais imediatas. Widescreens finalmente vão causar grande alvoroço no mercado de computadores desktop em 2006. Se você trabalha muito com planilhas, esses monitores facilitam a visualização de várias colunas ao mesmo tempo. Muitos fornecedores dizem que é possível ver dois documentos do Word lado a lado com um monitor widescreen, mas, segundo Alexander, para que isso funcione bem você precisará de uma tela de 23 ou 24 polegadas pelo menos.

Compradores de widescreen ficarão satisfeitos em saber que o tempo de resposta do monitor – medida que afeta a fluidez com que um objeto com movimentos rápidos aparece na tela – vai melhorar significativamente. Em 2004, tempos de resposta de 25 milissegundos eram comuns. Agora, é mais provável que você encontre um modelo de 12 ms ou até 8 ms. A velocidade vai continuar melhorando em 2006. Você vai observar melhor a mudança em filmes ou games. Os movimentos serão mais suaves, com menos fantasmas.

Leia também:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail