Home > Notícias

Conectividade sem fio por toda parte

Sistemas wireless de longa distância estão chegando, mas tecnologia WiMax para uso por notebooks ainda demora um pouco

22/12/2005 às 14h51

Foto:

Sistemas wireless de longa distância estão chegando, mas tecnologia WiMax para uso por notebooks ainda demora um pouco

Vivo Zap 3G - 200xApesar de toda a badalação em torno das redes wireless, encontrar uma conexão Wi-Fi pública ainda dá um pouco de trabalho. No ano que vem, ao que tudo indica, ficará mais fácil achar uma conexão sem fio graças a uma tecnologia de banda larga wireless de longo alcance da Intel, chamada WiMax. De acordo com um porta-voz da empresa, que está investindo boa parte de suas fichas no desenvolvimente de produtos e aplicativos para comunicação sem fio, um sinal WiMax é capaz de percorrer 80,5 quilômetros em testes. No mundo real, porém, essa distância chega com certeza à metade disso.

A primeira versão de uso da tecnologia WiMax será ainda fixa. Isso significa que, na prática, uma torre vai emitir o sinal WiMax e um roteador compatível com essa tecnologia o recebe. Um ponto de acesso Wi-Fi, então, retransmite o sinal, alcançando sua distância limite tradicional, que é de 45,7 metros.

As primeiras versões vão eliminar apenas a necessidade de instalar um cabo em sua casa. Os primeiros roteadores WiMax já apareceram e outros deverão chegar no início do ano que vem. Quando o WiMax móvel vier, em fins de 2007, notebooks compatíveis poderão captar sinais diretamente da torre. Ou seja, se você estiver dentro do amplo alcance de uma torre, terá uma conexão em banda larga. No Brasil, a Intel faz, desde o início deste ano, testes com a tecnologia WiMax em Ouro Preto (Minas Gerais) e Mangaratiba (Rio de Janeiro). Em breve, deve iniciar projeto também na capital paulista.

Conexão sem fio aqui e agora
Se você não puder esperar até 2007 para ter acesso sem fio à internet onde quer que esteja, soluções de algumas operadoras de telefonia celular podem fechar esta lacuna. Várias delas oferecem redes com velocidade de até 200 kbps, dependendo da tecnologia, com serviços já disponíveis em muitas áreas metropolitanas brasileiras. Os programas exigem que você conecte um modem PC Card especial ao seu notebook ou use o próprio aparelho celular por meio de comunicação Bluetooth ou infravermelho ou por cabo. Para ver um teste de um desses serviços, o Vivo ZAP 3G, clique aqui.

Leia também:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail