Home > Dicas

Overclocking da placa de aceleração gráfica

22/12/2005 às 11h34

Foto:

Os maiores fãs do overclocking são os jogadores, usuários buscando ver, navegar, correr ou atirar mais rápido em games variados. Sendo assim, não é nada surpreendente que também seja possível fazer um overclock da placa da aceleração gráfica. Isso, além de incrementar a performance do sistema para jogos, provocará benefícios para a exibição de vídeos e apresentações de negócios. Felizmente, a receita para o overclocking da placa de vídeo vem de fora e não é necessário sequer abrir a CPU. Para iniciar, basta pesquisar na internet e encontrar o utilitário apropriado para o seu modelo e marca de placa.

A NVidia, por exemplo, incluiu uma opção de configuração do overclocking em seus últimos drivers, mas ela vem escondida como padrão. Para habilitá-la, abra o Registro do Windows (Clique Iniciar / Executar, digita regedit e tecle enter). Navegue pelo painel esquerdo até “HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/NVIDIA_Corporation/Global/NVTweak/”. Clique com o botão direito do mouse no painel direito e selecione Novo / Valor DWORD. Dê ao novo item criado no painel o nome de “coolbits”. Em seguida, dê um duplo clique sobre este item e, na janela Editar valor DWORD que se abrirá, digite “3” no campo Dados do valor e selecione Base Hexadecimal. Clique OK e feche o Editor do Registro.

Agora, abra a aba NVidia dentro das propriedades avançadas de vídeo e você encontrará um novo recurso chamado “Clock Frequency Settings”. Nesta página, você poderá definir as velocidades da memória e do processador gráfico de sua placa. Clique no botão Detect Optimal Frequencies, conforme imagem abaixo, se quiser uma ajuda do utilitário para encontrar uma configuração segura.

Overclocking 4 - 400x

> O jeito mais fácil: overclocking via software
> O overclocking via jumpers

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail