Home > Notícias

Blu-Ray versus HD-DVD

Prepare-se para a próxima geração de DVDs. Infelizmente, uma irritante guerra de formatos complicará muito a compra de um novo aparelho

22/12/2005 às 14h44

Foto:

Prepare-se para a próxima geração de DVDs. Infelizmente, uma irritante guerra de formatos complicará muito a compra de um novo aparelho

Blu-Ray HD-DVD - 200xLogo agora que essa história toda de DVD estava ficando boa – é possível encontrar unidades de leitura de 200 reais e filmes até por 20 reais –, a indústria decidiu mudar. Mas não se surpreenda, a indústria da música fez basicamente o mesmo quando lançou os CDs em 1981. Pense no seguinte: você ia querer ouvir uma fita cassete hoje? Provavelmente não, e neste mesmo período de 2006, talvez você comece a se sentir da mesma maneira em relação a sua atual coleção de DVDs.

Por que mudar? A próxima geração de tecnologia de DVD vai chegar em 2006 satisfazendo às demandas da TV de alta definição. Dois novos formatos de DVD – Bluray e High-Density DVD (HD-DVD) – vão fornecer uma clareza de imagem inigualável para conteúdos gravados em casa, já que são projetados para gravar high-definition television (HDTV) sem perda de qualidade. Além do mais, os formatos vão permitir muito mais armazenamento de dados do que é possível nos DVDs atuais. Discos Bluray vão acomodar 25 GB ou 50 GB de dados, dependendo se você usa discos com uma ou duas camadas. HD-DVDs terão 15 GB e 30 GB.  Com 25 GB de armazenamento, você pode gravar duas horas de conteúdo HDTV ou 13 horas de conteúdo de televisão com definição padrão (no Brasil, o padrão de HDTV não está definido). Estes novos discos vão possibilitar que os produtores de cinema armazenem filmes de alta definição com mais espaço para conteúdo extra.

Mas, como acontece com tantas tecnologias novas, há alguns problemas. Primeiro e mais importante, os dois formatos de DVD de próxima geração que disputam a supremacia no mercado são incompatíveis. Se você for um usuário pioneiro, poderá enfrentar dificuldades. Para começar, os grandes estúdios e os fabricantes de produtos eletroeletrônicos se dividiram, alinhando-se com um ou outro formato. Portanto, se você comprar a primeira versão de um player Blu-ray, poderá assistir a filmes como As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, dos estúdios Walt Disney, mas não A Supremacia Bourne ou A Batalha de Riddick, da Universal, empresa alinhada com HD-DVD.

Muitos observadores dão a dianteira à tecnologia Blu-ray, com sua capacidade de armazenamento maior, uma linhagem impressionante de patrocinadores e planos de marketing intensivos. HD-DVD deveria chegar ao final de 2005, mas a data de liberação original foi adiada para o início de 2006, erodindo grande parte da vantagem de chegar ao mercado primeiro. Mas HD-DVD tem um bônus: seus discos têm o mesmo tamanho físico dos DVDs atuais, enquanto os Blu-ray são um pouco mais finos. Ou seja, será mais fácil e mais barato criar discos virgens e players para HD-DVD, o que pode granjear mais apoio de fabricantes para a tecnologia.

Mas não fique muito aborrecido com a guerra de formatos. Poucos estúdios assinaram pactos exclusivos com um ou outro lado. E, se um formato assumir uma posição de liderança, a maioria dos estúdios certamente vai começar a oferecer filmes compatíveis com o padrão prevalecente.

Um último aspecto a observar: apesar de Blu-ray e HD-DVD incorporarem o esquema de proteção de conteúdo AACS (Advanced Access Content System), suas políticas poderão diferir em uma seção de AACS chamada cópia gerenciada, que permitiria aos consumidores fazer um número limitado de cópias de seus discos para uso pessoal ou backup. Ambos os formatos vão suportar cópia gerenciada, mas, no fechamento desta edição, o lado HD-DVD estava comprometido em tornar a cópia gerenciada obrigatória em seus discos, ao contrário dos adeptos do Blu-ray.

Nenhum fabricante revela os preços de seus players de próxima geração, mas analistas acreditam que as primeiras versões vão custar cerca de 1.000 dólares nos Estados Unidos. Esse preço, provavelmente, vai cair bastante no fim de 2006, graças, em parte, ao lançamento do PlayStation 3, da Sony. Esta unidade para games, que vai empregar tecnologia Blu-ray, deverá custar menos de 500 dólares no mercado americano. Seu predecessor, PlayStation 2, ajudou a forçar uma queda de preço do DVD player quando estreou com funcionalidade de DVD. É provável que o PS3 tenha efeito similar.

Leia também:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail