Home > Notícias

Mais um vírus usa cartões de Natal para enganar

Hackers disfarçados de bom velhinho apostam no cartão de natal malicioso para infectar computadores

IDG Now!

23/12/2005 às 16h20

Foto:

Neste ano, os internautas terão que tomar muito cuidado se ainda quiserem ter boas lembranças do Papai Noel. Após distribuírem links que levavam a falsas animações natalinas, os hackers disfarçados de bom velhinho agora apostam no cartão de natal malicioso para infectar usuários.

De acordo com a espanhola Panda Software, o cavalo-de-tróia MerryX.A chega por e-mail disfarçado como um inofensivo cartão animado mas, na verdade, instala espiões que enviam informações para um servidor remoto, além de tentar baixar novos arquivos maliciosos ao sistema afetado.

A praga afeta apenas computadores com Windows e não apresenta altos índices de propagação, disse a Panda.

Ainda no início dessa semana, pesquisadores da IMlogic encontraram um outro verme com adereços natalinos, dessa vez afetando comunicadores instantâneos como AIM (AOL Instant Messenger), Yahoo e MSN.

Durante festas de natal e virada de ano, diz a Panda, criadores de vírus ganham diversas oportunidades para aplicar golpes de engenharia social, enganando usuários e fazendo com que suas pragas se propaguem mais velozmente.

Como em qualquer época do ano, as fabricantes de softwares antivírus recomendam que os usuários mantenham os seus sistemas sempre protegidos contra pragas, além de evitarem clicar em links vindos em e-mails suspeitos.
Peter Sayer - IDG News Service, França 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail