Home > Notícias

Ministro formaliza projeto de WiMax em BH

O objetivo inicial é cobrir 50% do território de Belo Horizonte com a tecnologia de rede sem fio

IDG Now!

23/12/2005 às 16h55

Foto:

O ministro das Comunicações Hélio Costa assina nesta sexta-feira (23/12) um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Belo Horizonte, empresas da área de informática e de telecomunicações e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que formaliza os teste com a tecnologia de acesso sem fio à internet WiMax.

O projeto foi antecipado pelo próprio ministro, durante um evento da Intel no início de dezembro.

Na ocasião, Costa afirmou que a intenção era levar acesso a até 30 pontos - serão inclusas na rede escolas, hospitais e órgãos públicos - antes do final do ano.

O objetivo do projeto é cobrir até 50% do território de Belo Horizonte com a tecnologia WiMax e, posteriormente, integrar a rede com o GESAC (Programa de Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Caso a tecnologia seja aprovada neste piloto, que conta com o suporte tecnológico da Intel, o sistema será levado a outras cidades do país.

Como Belo Horizonte tem uma topografia montanhosa, cheia de obstáculos, o uso do WiMax na cidade servirá como referência de qualidade para empregar em qualquer outro município.
 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail