Home > Notícias

Kaspersky é o antivírus mais ágil, diz estudo

Enquanto o produto da Kaspersky Labs é o que responde mais rapidamente a novas ameaças, título da Symantec ficou na penúltima posição

IDG Now!

23/12/2005 às 16h41

Foto:

O pesquisador de segurança Andreas Marx, que mantém o website Av-Test.org, divulgou na quarta-feira (21/12) um teste anual para verificar a que velocidade os softwares antivírus do mercado respondiam a novas epidemias de vírus e worms. O russo Kaspersky se mostrou o mais rápido, enquanto o produto da Symantec ficou na penúltima posição.

Marx mediu a rapidez com que os antivírus eram atualizados com novas vacinas, de modo a detectar variantes das 16 pragas que surgiram com a maior rapidez durante 2005, incluindo o Bagle, Bobax, Bropia, Fatso, Kelvir, Mydoom, Mytob, Sober e Wurmark.

O resultado foi que - pelo segundo ano consecutivo - o antivírus da Kaspersky Lab foi o mais ágil, com atualizações disponíveis entre zero e duas horas após a primeira detecção de cada praga.

Na segunda posição, neste ano, apareceram os produtos da BitDefender, Dr. Web, F-Secure, Norman e Sophos, com atualizações entre duas e quatro horas após o início da epidemia.

Entre as maiores empresas do mercado, porém, o resultado foi pior. O antivírus da Trend Micro liberou vacinas entre quatro e seis horas depois, enquanto o da McAfee divulgou entre oito e dez horas depois.

O produto da Symantec ficou na penúltima posição, entre dez e 12 horas, à frente apenas do eTrust-VET, com o enorme tempo de 18 a 20 horas para atualização.

É interessante notar que alguns dos antivírus gratuitos disponíveis no mercado (como AntiVir, Avast e AVG, por exemplo) foram melhores que os mais utilizados por empresas e usuários domésticos, como Symantec e McAfee.

Os tempos de atualização são considerados apenas um fator para medir a qualidade de um software antivírus. A quantidade de recursos de sistema consumidos pelo produto, bem como o número de falsos positivos (quando o programa detecta como vírus algo que não é malicioso) também são muito importantes para companhias e consumidores decidirem qual devem escolher.

Marx notou que corporações são extremamente intolerantes no quesito de falsos positivos, então Symantec, McAfee e outros antivírus largamente utilizados em empresas tendem a possuir um processo mais complexo para assegurar a qualidade e eliminar esses erros - este fato pode explicar em parte a maior demora dessas fabricantes em soltar novas vacinas e definições.

Por outro lado, companhias antivírus menores tendem a ter mais problemas com falsos positivos, apesar de serem mais ágeis.

Mesmo conhecendo os pontos positivos e as fraquezas de cada software antivírus, é importante notar que usuários de Windows estão muito mais protegidos utilizando qualquer desses softwares do que não possuir nenhum instalado em seu sistema.

Veja aqui o ranking criado por Marx para 2005:

Tempo - Produto
Entre 0h e 2h - Kaspersky
Entre 2h e 4h - BitDefender, Dr. Web, F-Secure, Norman, Sophos
Entre 4h e 6h - AntiVir, Command, Ikarus, Trend Micro
Entre 6h e 8h - F-Prot, Panda
Entre 8h e 10h - AVG, Avast, eTrust-INO, McAfee, VirusBuster
Entre 10h e 12h - Symantec
Entre 12h e 14h - nenhum
Entre 14h e 16h - nenhum
Entre 16h e 18h - nenhum
Entre 18h e 20h - eTrust-VET
Mais de 20h - nenhum

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail