Home > Notícias

Gartner aponta problemas com metadados no Vista

Segundo a consultoria, os metadados usados no sistema de busca do Vista podem revelar detalhes de arquivos confidenciais

IDG Now!

23/12/2005 às 17h00

Foto:

A Microsoft não está cuidando direito do gerenciamento de metadados no seu próximo sistema operacional, o Windows Vista, acusou na quinta-feira (22/12) o Gartner.

Segundo a consultoria, os metadados - termo utilizado para identificar palavras-chave ou outros dados que identifiquem um determinado documento - usados no sistema de busca integrado do Vista podem revelar detalhes embaraçosos de algum arquivo confidencial para clientes ou parceiros comerciais.

No Vista, os metadados serão utilizados para oferecer resultados mais rápidos nas buscas internas do sistema, classificando os arquivos do usuário de acordo com as palavras-chave designadas na criação daqueles.

Para contornar o problema, o Gartner recomenda que empresas planejando adotar o Vista já comecem a criar políticas de uso de metadados e procurem ferramentas de terceiros para ajudar no gerenciamento mais seguro dessas informações.

Os custos para uma organização que erroneamente divulga documentos com metadados reveladores pode ser alto, alerta o estudo.

Por exemplo, uma companhia pode classificar contratos para identificar clientes de alto e baixo valores. Enviar um documento com o metadado "baixo valor" pode abalar as relações comerciais de duas empresas.

A Microsoft, contudo, terá uma ferramenta específica para a remoção desses dados, mas isso não resolve inteiramente o assunto - para utilizá-la corretamente uma cópia do documento é gerada, criando o risco de enviar o arquivo errado.

Atualmente, o Office 2003 exibe metadados escondidos, mas o processo para remoção ainda é manual. Já o próximo Office 12 terá remoção automática, porém diferente da adotada no Vista.

O Gartner fez também diversas recomendações para a Microsoft, sendo uma delas a de incorporar gerenciamento de direitos digitais para controlar quem tem acesso aos metadados, além de criar mecanismos para que empresas criem uma lista de palavras-chave aprovadas.

Outra recomendação é criar um controle no Exchange Server, que excluiria qualquer metadado em documentos enviados por e-mail.

Sem esses controles, diz o Gartner, "é necessário que você tenha um plano e uma política para cuidar do gerenciamento de metadados antes de adotar o Windows Vista".
Jeremy Kirk - IDG News Service, Inglaterra 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail