Home > Notícias

Retrospectiva 2005: a tecnologia da informação em análise

Oracle indo às compras, ações do Google em alta, AMD e Intel em disputa acirrada pelo mercado de chips. Esses foram alguns dos acontecimentos marcantes no ano de 2005

Computerworld

26/12/2005 às 14h54

Foto:

Oracle indo às compras, ações do Google disparando no mercado, AMD e Intel brigando acirradamente pelo mercado de chips. Esses foram alguns dos acontecimentos marcantes para a TI no ano de 2005. Confira a seguir os destaques do ano.

Fevereiro: A Hewlett-Packard (HP) demite Carly Fiorina, principal executiva que arquitetou a fusão com a Compaq Computer. Citando a necessidade de um profissional mais engajado em melhorar os resultados da companhia, o conselho de diretores optou por afastar Fiorina, que veio a ser substituída por Mark Hurd, ex-NCR, em março. A executiva recebeu nada menos do que 21 milhões de dólares como parte de um pacote de benefícios, e deixou para trás uma gigante de TI que ocupa - ou ocupou - a liderança de fornecimento em várias categorias.

Abril: A Intel e a Advanced Micro Devices (AMD) lançam seus primeiros processadores de dois núcleos. Cientes de que a era dos processadores de núcleo único estaria com menos fôlego, as empresas optaram por concentrar suas fichas no desenvolvimento desses novos chips. A transição da Intel para os chips de dois núcleos foi agitada. Um engenheiro da companhia admitiu em agosto que seu primeiro chip de dois núcleos para PC foi exaustivamente trabalhado, e concebido para competir frente a frente com os produtos da AMD. Até o fim do ano, porém, a AMD esteve cabeça a cabeça com a Intel no mercado de PCs para varejo, posição incomum para a maior fabricante de chips.

Junho: Ainda no território dos chips, o destaque é o anúncio da Apple que decide utilizar a tecnologia Intel. A estratégia, anunciada pessoalmente pelo co-fundador da Apple e atual CEO, Steve Jobs, prevê o início do uso dos chips Intel para 2006. Jobs considera que a mudança é necessária porque o cronograma de lançamentos futuros da Intel prevê o lançamento de chips com melhor performance por watt de potência do que os da IBM. A Apple deve utilizar o processador de dois núcleos Pentium M em um novo notebook e no PC Mac mini. Neste mesmo mês, a AMD anuncia que está processando a Intel por violações antitruste. A AMD declara que contratos firmados coagiram a escolha de varejistas, violando as regras do livre comércio. A briga promete continuar em 2006 com o julgamento na corte de Delaware.

Junho: O Google, que teve sua oferta pública de ações aberta em 2004, aparece como companhia de mídia com maior valor de mercado do planeta, batendo a marca da Time Warner. Nos meses que seguiram a oferta pública, as ações comuns atingiram 4 bilhões de dólares

Setembro:
Após fechar a compra da PeopleSoft, no início do ano, a Oracle promete acirrar a competição com a SAP com um novo trunfo: as operações da Siebel. Neste mês a companhia de Larry Ellison arremata a Siebel em uma transação avaliada em 5,85 bilhões de dólares.

Setembro: O site de leilões virtuais eBay adquire a companhia de telefonia via internet Skype, confirmando os rumores de mercado. A transação está avaliada em 2,6 bilhões de dólares e permitirá ao eBay entrar em novas áreas de negócio e ao Skype expandir a base de usuários de VoIP (voz sobre IP). Atualmente, o Skype conta com 54 milhões de membros, em 225 países e territórios, adicionando à sua base 159 mil novos usuários por dia. O Brasil tem 3,7 milhões de usuários registrados, o que o coloca na terceira posição, atrás dos Estados Unidos e da Polônia.

Novembro: A Dell reporta seu segundo trimestre consecutivo de resultados decepcionantes e declara que não conseguirá atingir sua meta de 60 bilhões de dólares em receita durante seu ano fiscal de 2006, que termina em fevereiro. A companhia atribui os fracos resultados a uma performance fraca no mercado de consumo norte-americano, embora analistas apontem que as principais falhas estejam em seu modelo de vendas direto.
Tom Krazit e Marc Ferranti, IDG News Service, EUA

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail